sexta-feira, 10 de junho de 2016

CPI terá acesso a contratos da CBF


MÁFIA DO FUTEBOL. Deputados também querem checar a folha salarial dos funcionários da confederação


 A CPI da Máfia do Futebol aprovou requerimento para ter acesso aos contratos da CBF com seus patrocinadores nos últimos dez anos. Os deputados da CPI, instalada na Câmara dos Deputados, também querem ter acesso à folha salarial dos funcionários da confederação.

O pedido foi feito pelo deputado federal César Halum (PRB-TO) na terça-feira, 7.

Esta é a segunda tentativa de uma comissão parlamentar de inquérito para conseguir ter acesso aos dados sigilosos da entidade. No ano passado, a CPI do Futebol, no Senado, aprovou requerimento parecido, mas a CBF obteve liminar no STF (Supremo Tribunal Federal) para não divulgar os contratos.

Os contratos de patrocínios são a maior fonte de financiamento da entidade. No ano passado, a CBF arrecadou R$ 359 milhões com os parceiros.

Autoridades acreditam que somente tendo acesso aos contratos da entidade e à movimentação financeira de suas contas será possível investigar com rigor a CBF.

ACUSADOS

Desde o ano passado, José Maria Marin, ex-presidente da CBF, está preso acusado de se beneficiar de um esquema de recebimento de propina na venda de direitos comerciais no País e no exterior.

Marco Polo Del Nero, atual chefe da confederação, e Ricardo Teixeira, ex-comandante da CBF por mais de duas décadas, também são acusados de participar do mesmo esquema.

O Departamento de Justiça dos EUA acusa os três cartolas de receberem propinas de empresas de marketing por facilitar contratos de marketing e televisão da Libertadores, Copa do Brasil e Copa América.
Fonte/GazetadeAlagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário