quinta-feira, 9 de junho de 2016

Seleção brasileira derrota a Itália na estreia no Grand Prix


Vitória, na Arena Carioca 1, foi por 3 a 1 (23-25, 25-15, 25-15 e 26-24)

POR 
Jogadoras da seleção brasileira comemoram ponto na vitória sobre a Itália - Divulgação

A seleção brasileira feminina de vôlei começou o Grand Prix, nessa quinta-feira, com vitória, apesar do susto no primeiro e quarto sets. No torneio preparatório para os Jogos Olímpicos venceu a Itália por 3 a 1 (23-25, 25-15, 25-15 e 26-24), na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. Nessa sexta-feira, a seleção encara o Japão, às 14h10 (com transmissão ao vivo da TV Globo e SporTV).

Para esta etapa, no Brasil, Zé Roberto cortou a ponteira Jaqueline, que ainda se recupera de uma entorse no joelho esquerdo, sofrida antes dos amistosos contra a República Dominicana, e a meio Carol, que também sofreu uma entorse, mas no tornozelo esquerdo, na última semana.

Ele iniciou a partida com a levantadora Dani Lins, as centrais Fabiana e Juciely, Natália e Fernanda Garay nas pontas e Sheilla como oposta (Camila como líbero). O primeiro set foi disputado até o final. O Brasil abriu dois pontos quando o placar estava 16 a 14. A vantagem foi perdida em 17 a 18 com sequencia de saques de Paola Ogechi Egonu. Em um bloqueio de Anna Danesi em Fernanda Garay, a Itália abriu vantagem (21 a 23) até vencer em 23 a 25. Paola foi a maior pontuadora da série (9 pontos). As italianas fizeram 17 pontos de ataque, um de bloqueio, dois de saque e cinco em erros do Brasil. As brasileiras, que erraram mais e não aproveitaram os contra-ataques, somaram: 11 pontos de ataque, dois de bloqueio, um de saque e ganhou nove pontos em erros.

No set seguinte a Itália embalou: 5 a 2. As brasileiras chegaram ao empate em 5 a 5 e abriram 11 a 6, administrado até o final. Chegaram a ter 20 a 10 no marcador antes de encerrar a etapa em 25 a 15. A oposta Tandara e a levantadora Roberta entraram no final da parcial e atuaram nos últimos pontos, já que o torneio serve de teste para Rio-2016 (no primeiro set elas fizeram apenas uma rápida entrada). Fabiana e Garay anotaram quatro pontos cada, com destaque para o bloqueio da central (3 pontos dos 4) e para o saque de Garay (2 dois 4). Paola voltou a se destacar pelas italianas, com 5 pontos, anotando um terço dos pontos de sua equipe. Nessa etapa, o Brasil fez oito pontos de ataque, quatro de bloqueio, três de saque e ganhou dez em erros das rivais. As italianas fizeram oito de ataque, dois de bloqueio, dois de saque e três em erros do Brasil. 

O Brasil voltou a comandar a partida na terceira parcial, chegando ao primeiro tempo técnico com 16 a 7 (depois fizeram 18 a 7). Novamente, Tandara e Roberta entraram e se mantiveram em quadra até o final, quando o Brasil repetiu o placar de 25 a 15. Garay voltou a ser a maior pontuadora (4 pontos). As brasileiras fizeram 12 pontos de ataque, cinco de bloqueio, dois de saque e seis em erros das italianas. Já a Itália pouco fez na parcial: ganhou seis pontos de erros das brasileiras, dois de bloqueio e sete de ataque. No último set, as brasileiras caíram de produção e as italianas gostaram do jogo. Com 11 a 15 no placar, Tandara e Roberta voltaram a entrar no jogo mas, pela primeira vez com desvantagem no marcador. Mas, com 13 a 18, as titulares voltaram ao jogo, Sheilla deu conta do recado, o Brasil encostou no marcador com dois bloqueios e venceu por 26 a 25.
16 PONTOS DE ATAQUE

Nesse último set, o Brasil fez 16 pontos de ataque, seis pontos de bloqueio e cinco pontos nos erros rivais. Já a Itália marcou 19 pontos de ataque, três de bloqueio e oito em erros do adversário. 

O Brasil é o maior vencedor da história do Grand Prix, com 10 títulos conquistados. Na última edição, terminou na terceira colocação. Os Estados Unidos levaram o ouro e a Rússia, a prata. 

O último confronto dessa primeira semana de GP acontecerá no domingo, contra a Sérvia, às 10h05. Na segunda semana de disputas, a equipe brasileira vai encarar a Sérvia, Bélgica e China, em Macau, na China. Depois, encerrará a fase de classificação contra Itália, Bélgica e Turquia, na cidade turca de Ankara. A fase final será em Bangcoc, na Tailândia, entre 6 e 10 de julho.
Fonte/OGlobo


Fonte/OGlobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário