domingo, 30 de maio de 2010

Águia vence o Paysandu poor 1 a 0

O Águia está muito próximo de escrever seu nome na história do futebol do Pará. O time de Marabá recebeu o Paysandu e venceu, por 1 a 0, neste domingo, no Estádio Zinho Oliveira, em Marabá, pelo primeiro jogo da grande decisão do Campeonato Paraense. O gol da vitória foi anotado pelo atacante Jales, aos 44 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, o Águia depende apenas de um empate para ficar com o título inédito, no próximo domingo, às 16 horas, no Estádio Mangueirão, em Belém. O Papão, por sua vez, terá de vencer por dois gols de diferença. Se vencer por apenas um gols, a disputa vai aos pênaltis.
Fim de uma "era"
O time do Interior tenta acabar com uma hegemonia que já dura 102 anos. Nunca em toda história do Parazão, um clube fora de Belém levantou a taça de capeão estadual. Os maiores campeões do Estado são Paysandu e Remo, com 43 e 42 conquistas, respectivamente.

Logo em seguida aparece a Tuna Luso, que foi eliminado ainda na fase preliminar, disputada em novembro de dezembro do ano passado. O time foi campeão dez vezes, sendo a última em 1988.

Por fim, o outro time que já levantou o título estadual foi a União Sportiva, que levou as duas primeiras edições, em 1908 e 1910. A melhor campanha do Águia aconteceu em 2008, quando perdeu a decisão para o próprio Remo. Em 2009, o campeão foi o Papão.

Confusão antes do jogo...
A decisão do Parazão começou com uma grande confusão antes mesmo de a bola rolar. Isso porque o técnico-presidente João Galvão divulgou uma escalação oficial, com o atacante Samuel Lopes. Quando o time entrou em campo, a dupla de ataque era formada por Garrinchinha e Jales.

Além da modificação, a numeração do time do Interior estava toda alterada. Por conta disso, o jogo atrasou alguns minutos, até que a súmula fosse corrigida e a situação fosse contornada. Existe a possibilidade de o time ser punido pelo atraso.

... E nada de emoção depois
Após toda confusão, o início do jogo foi fraco e de poucas emoções. Somente a partir da parada técnica, aos 25 minutos, é que o clube de Marabá conseguiram assustar. Aos 30 minutos, o lateral-esquerdo Aldivan finalizou para grande defesa do goleiro Alexandre Fávaro.

Os donos da casa, contudo, sofreram dois duros golpes antes do intervalo. O al-direito Soares e o atacante Garrinchinha tiveram de ser substituídos por contusão. Entraram nas vagas, Soares e Rodrigo, respectivamente.

Gol somente no fim
Na volta do intervalo, o Águia foi para o abafa e acuou o Paysandu nos primeiros minutos. Logo a um minutos, Alexandre Fávaro já fez grande defesa, após finalização do volante Analdo. Aos cinco minutos, o time da casa perdeu chance incrível. Analdo cruzou, o goleiro não segurou e o meia Diego Biro perdeu com o gol livre.

Depois de sofrer pressão no começo, o Papão conseguiu reequilibrar as ações da partida no decorrer da etapa. Somente no final, a partida voltou a ganhar emoção. Aos 43 minutos, o lateral-esquerdo Edinaldo carimbou a trave. Um minuto depois, porém, o ala-direito cruzou para área e Jales fez o gol da vitória.

Ficha Técnica

Águia 1 x 0 Paysandu

Local: Estádio Zinho Oliveira, em Marabá (PA).
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS).
Cartões Amarelos: Diego Biro (Águia); Edinaldo (Paysandu)
Gols: Jales aos 44'/2T (Águia)

Águia
Alan; Ari, Bernardo (Edcleber) e Charles; Soares (Thiago Marabá), Analdo, Daniel, Diego Biro e Aldivan; Garrinchinha (Rodrigo) e Jales.
Técnico: João Galvão.

Paysandu
Alexandre Fávaro; Claudio Allax (Flávio Medina), Leandro Camilo, Paulão e Edinaldo; Tácio, Alexandre Carioca (Romeu), Zeziel e William (Marquinhos); Moisés e Bruno Rangel.
Técnico: Charles Guerreiro.

Fonte/futebolinterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário