quinta-feira, 30 de junho de 2011

Morre Barbatana, técnico do Atlético-MG

Foi cremado nesta quinta-feira no cemitério Parque Renascer, em Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte-MG), o ex-treinador Barbatana, que marcou época nos anos 1970/1980 no Atlético Mineiro, dirigindo um dos melhores times da história do Galo com João Leite, Toninho Cerezo, Reinaldo, Marcelo, Ângelo (também falecido), Marinho, Campos, entre outros. Aliás, todos estes jogadores foram revelados pelo próprio Barbatana na base atleticana.

Batizado João Lacerda Filho, Barbatana nasceu em Ponte Nova, no interior mineiro, no dia onze de fevereiro de 1929, tinha 82 anos e de algum tempo sofria de Mal de Alzheimer, o que fez afastar do futebol. Barbatana é considerado por muitos como o melhor treinador do Atlético Mineiro de todos os tempos, tendo conquistado vários títulos e sido vice-campeão brasileiro em 1977, perdendo a final nos pênaltis para o São Paulo. No Nacional de Manaus-AM, onde trabalhou no início dos anos 1970, também é considerado uma lenda.Além do Atlético Mineiro, Barbatana dirgiu vários times Cruzeiro, América Mineiro, Uberaba-MG, Goiás-GO, Náutico-PE, Sport-PE, além de ter trabalhado na Arábia Saudita na época dos petro-dólares. Em São Paulo trabalhou no América de São José do Rio Preto e por várias vezes esteve para assumir a Ponte Preta.

Como jogador, Barbatana foi meia do mesmo Atlético Mineiro e após encerrar a carreira começou a trabalhar na base do Atlético e dirigiu o time principal em quatro décadas, já que seu primeiro jogo como treinador setembro de 1966 e o último maio de 1991

Fonte: Canto do Galo

Nenhum comentário:

Postar um comentário