sábado, 29 de novembro de 2014

Aos 22, Neymar já fez mais que C. Ronaldo com a mesma idade


Tudo sem perder a pose, sem desajeitar o penteado lambuzado de gel e, às vezes, sem se sujar

Galaxy
CASA DE PRAIA


Atualmente Cristiano Ronaldo faz um gol a cada 60 minutos em campo, corre mais do que qualquer outro jogador, chuta com a precisão do Fenômeno e dribla com a habilidade de Ronaldinho. Tudo sem perder a pose, sem desajeitar o penteado lambuzado de gel e, às vezes, sem se sujar. Comparar esse Cristiano Ronaldo de hoje com outro jogador, em números, é algo um pouco injusto até para o eterno rival Lionel Messi. Mas o Cristiano Ronaldo de 22 anos de idade, da temporada 2006-2007, é comparável. Com a mesma idade hoje, Neymar, por exemplo, já fez mais do que aquele jogador do Manchester United, eleito o segundo melhor jogador do mundo naquela temporada.
A comparação se facilita por uma coincidência: Cristiano Ronaldo e Neymar fazem aniversário no mesmo dia, 5 de fevereiro. A diferença é que o português é sete anos mais velho e tem sete temporadas a mais que o brasileiro no futebol profissional. Para saber o que cada um fez com a mesma idade, levantamos os números da carreira de Neymar e bateu de frente com os feitos de Cristiano Ronaldo até o dia 28 de novembro de 2007, quando ele tinha exatamente a mesma idade que Neymar tem hoje.
Na próxima segunda-feira, dia 1 de dezembro, a Fifa anunciará os três finalistas para o prêmio Bola de Ouro. Cristiano Ronaldo e Neymar estão entre os 23 apontados para o prêmio. Para o trio final, o português é uma tendência, e o brasileiro é improvável. Hoje o duelo é desequilibrado, mas até os 22 anos, Neymar é muito mais goleador e conquistou mais títulos importantes. Cristiano Ronaldo, por outro lado, conseguiu maior representatividade para sua seleção nacional, e já aparecia entre os três melhores do mundo.
Cristiano Ronaldo estreou pelo Sporting, de Portugal, clube que o formou, na temporada 2002-2003. Virou titular logo de início, depois de ter as primeiras chances na equipe. Hoje Cristiano Ronaldo é atacante, está mais perto do gol adversário, mas sua formação como jogador foi diferente. É, de origem, um ponta. Um meio-campista que atua pela lateral, no que se convencionou chamar de "extremo" em Portugal, ou de "winger", no anglicismo. Sua função não era ser um goleador.
Mas foi. À medida que o português começou a evoluir no Manchester United, na Inglaterrra, foi ficando cada vez mais perto do gol. Mas até a temporada 2006-2007, ele foi ponta. Nesta temporada, sob o comando do técnico escocês Alex Ferguson, jogou pelo lado direito do meio de campo, que tinha Michael Carrick e Paul Scholes no centro e Ryan Giggs pela esquerda. No ataque, Wayne Rooney e Louis Saha. No início do ano seguinte, 2007-2008, limite para esta comparação, passou à ponta esquerda e formou um trio ofensivo com Rooney e Carlos Tévez. Neymar, diferentemente, foi sempre atacante, sempre perto da área adversária, sempre com a função de fazer gols, mesmo não sendo centroavante.
Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário