segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

OSCAR SCHMIDT LANÇA LIVRO SOBRE BASKET


'Acabou o jogo e o choro foi geral e incontrolável, nem mesmo sabíamos como festejar. Ao invés de nos abraçarmos todos, ficamos cada um para lado pulando sozinhos. Será verdade? Será verdade? Não dava para acreditar', recorda Oscar Schmidt, maior nome da história do basquete masculino brasileiro.
O relato do Mão Santa é sobre a histórica final do Pan-Americano de Indianápolis em 1987, quando o Brasil surpreendeu o mundo ao derrotar os Estados Unidos na casa deles. Mais detalhes e emoções daquele memorável 23 de agosto e da brilhante carreira deste exemplar personagem do esporte podem ser conhecidas pelo livro Conquistando o sucesso: a trajetória de Oscar Schmidt no basquete e na vida. Escrita com simplicidade e com bom humor, a biografia foi lançada recentemente pela Editora Komedi, de Campinas, e já está a venda em todo o País.
Durante sua carreira, o carismático Oscar Schmidt ganhou a admiração dos brasileiros e respeito dos adversários, inclusive de Magic Johnson e Kobe Bryant, grandes astros da NBA. Foram 22 anos defendendo a Seleção Brasileira. Para um dos maiores colecionadores de recordes do esporte mundial, o apelido de Mão Santa não lhe agrada. Afinal, para fazer os 49.737 pontos acumulados durante todos os anos de sua carreira, foi preciso muito treino, dedicação, ousadia e paixão. 'Não consegui ser o melhor atleta, mas me orgulho, pois ninguém nunca treinou mais do que eu', disse Oscar. Com um treinamento diário, ele chegou a fazer 34 pontos seguidos em lances livres durante o Pan-Americano de 1979.
O livro aborda sua infância, histórias da carreira, relacionamentos com técnicos, Seleção Brasileira e bastidores do mundo do basquete. Sempre bem humorado, o Mão Santa diz que escrever um livro não é algo tão difícil assim. 'Qualquer um pode escrever. Eu mesmo escrevi. Mas eles tiraram muitos palavrões que tinham aqui', brincou durante o lançamento no Rio de Janeiro. 'Mas falando sério, esse livro deu trabalho, surgiu durante as palestras que eu faço pelo Brasil todo. É um livro diferente, não é uma biografia.' Brasil
Além de relembrar sua passagem por todas as equipes que defendeu, a sua relação com a Seleção é assunto constante no livro. Por servir a Seleção, pela qual fez 326 jogos e marcou 7.693 pontos, Oscar tirou suas férias somente aos 35 anos.
Com 160 páginas, o livro tem ainda várias fotos de Oscar tanto dentro como fora das quadras. O preço sugerido é de R$ 27,90. 'Quem comprar o livro encontrará uma leitura agradável, com uma linguagem bem simples, bem popular, já que fui eu mesmo quem escreveu o livro', garante o eterno camisa 14, 'vendendo seu peixe'.
Fonte:Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário