terça-feira, 9 de março de 2010

Arsenal goleia o Porto e garante classificação

Dinamarquês Bendtner marca um de seus três gols na vitória do Arsenal sobre o Porto, que garantiu a classificação do time inglês para as quartas de finalMesmo sem o meia espanhol Cesc Fàbregas, o Arsenal goleou nesta terça-feira (9) o Porto, por 5 a 0, no Emirates Stadium, e avançou às quartas de final da Liga dos Campeões da Uefa. Com o resultado, o time reverteu a derrota por 2 a 1 sofrida no jogo de ida, em Portugal.
O destaque da partida foi o atacante dinamarquês Nicklas Bendtner, que marcou três vezes. Os outros gols foram feitos pelo meia francês Samir Nasri e pelo ala marfinense Emmanuel Eboué.Fàbregas é o principal jogador do time londrino, mas foi poupado pelo técnico Arsène Wenger devido a uma lesão. Mesmo assim, a equipe da casa dominou o jogo desde o início.O Arsenal nunca foi campeão da Liga dos Campeões da Uefa, assim como o rival Chelsea, da capital inglesa. As equipes tentam tirar o atraso em relação aos outros grandes times da Inglaterra, Manchester United e Liverpool, que têm três e cinco títulos, respectivamente.
A desvantagem adquirida em Portugal obrigou o Arsenal a mostrar ao máximo a sua ofensividade desde os minutos iniciais do confronto. Trocando passes rápidos, sua principal característica, o time inglês fez o goleiro Helton trabalhar aos 7min, quando o russo Arshavin, completamente livre pelo lado direito, cabeceou e viu o brasileiro espalmar com estilo.Aos 9min, Bendtiner, criticado no último final de semana após desperdiçar muitas oportunidades na vitória por 3 a 1 sobre o Burnley, aproveitou um rebote depois de uma dividida entre Arshavin, Jorge Fucile e Helton e tocou para o fundo das redes: 1 a 0.Soberano dentro de campo e abusando do talento do seu trio de armação, com Arshavin, Nasri e Rosicky, o Arsenal manteve um ritmo forte.
As principais chances dos ingleses surgiam pelo lado esquerdo, onde o russo levava a melhor sobre o uruguaio Fucile. E, por este setor, a equipe se aproximou da classificação às quartas.Aos 25min, o lateral uruguaio do Porto tentou afastar uma bola e entregou nos pés de Arshavin. Com categoria, o russo passou por três marcadores, carregou para a linha de fundo e tocou para Bendtner, que marcou o segundo.Inspiradíssimo dentro de campo, Andrei Arshavin era o responsável pelas melhores jogadas do Arsenal. Mas, aos 33, ele russo jogou para fora uma grande chance de definir o confronto.
Após excelente tabela com Diaby, Nasri chegou à linha de fundo e rolou para o meio da área. Sem marcação, o camisa 23 "isolou" o chute e não escondeu a frustração.Aos 18min do segundo tempo, Nasri driblou três marcadores do Porto, invadiu a área pela ponta direita e, na saída de Helton, finalizou forte para aproximar ainda mais sua equipe das quartas. Aos 20, o ala Emmanuel Eboué fez o quarto, após driblar o goleiro brasileiro.Mas, a humilhação portuguesa não estava acabada. Nos acréscimos, Eboué caiu na área e sofreu pênalti. Na cobrança, Bendtner cobrou com categoria e superou Helton.
Depois de cumprir o objetivo continental nesta terça-feira, o Arsenal volta sua concentração para o Campeonato Inglês, no qual continua na briga pelo título. Terceira colocada, dois pontos atrás do líder Manchester United, a equipe de Arsene Wenger encara o Hull City, fora de casa, no sábado (13). O time britânico saberá seu próximo adversário pelo torneio europeu no dia 19 de março, quando a Uefa sorteará os confrontos quartas de final.Por sua vez, o Porto, que também ocupa o terceiro posto na liga local, embora esteja 11 pontos atrás do Benfica, também joga sábado, mas contra a Académica.
FICHA TÉCNICA
ARSENAL 5 x 0 PORTO
Local: Emirates Stadium, em Londres (Inglaterra)
Data: 09 de março de 2010, terça-feira
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Frank De Bleeckere (Bélgica)
Assistentes: Peter Hermans e Walter Vromans (ambos da Bélgica)
Cartões Amarelos: Nickas Bendtner e Thomas Vermaelen (Arsenal); Falcao García, Álvaro Pereira e Jorge Fucile (Porto)
Gols: ARSENAL: Nicklas Bendtner, aos 9min do primeiro tempo, aos 25min do primeiro tempo, e aos 45min do segundo tempo, Samir Nasri, aos 18min do segundo tempo, e Emmanuel Eboué, aos 20min do segundo tempo.
ARSENAL: Manuel Almunia, Bacary Sagna, Sol Campbell, Thomas Vermaelen e Gael Clichy; Alexandre Song-Billong, Abou Diaby, Samir Nasri (Denílson) e Tomas Rosicky (Emmanuel Eboué); Andrei Arshavin (Theo Walcott) e Nicklas Bendtner Técnico: Arsene Wenger
PORTO: Helton; Jorge Fucile, Bruno Alves, Rolando e Álvaro Pereira; Nuno Coelho (Cristián Rodríguez), Raul Meireles e Rúben Michael (Freddy Guarín); Silvestre Varela (Mariano González), Hulk e Falcao García; Técnico: Jesualdo Ferreira.
Fonte/futebolinterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário