Os clubes profissionais do futebol chileno decidiram mudar o formato da atual temporada devido ao terremoto que sacudiu boa parte do país no último dia 27. O abalo provocou o adiamento de duas rodadas. Com isso, será disputado apenas um campeonato, com dois turnos e 34 rodadas, em vez dos tradicionais torneios Apertura e Clausura, e o time que somar mais pontos será o campeão.A competição, com formato similar ao do Campeonato Brasileiro e da maioria da ligas europeias, será paralisada durante a Copa do Mundo, em junho e julho.
Os critérios de classificação para a Copa Libertadores de 2011 ainda serão definidos.Segundo José Yuraszeck, presidente da comissão de clubes, a mudança busca ajudar as equipes das regiões de Maule e Bío-Bío, as mais afetadas pelo terremoto, que ficariam muito tempo sem poder atuar em casa.
Os dirigentes dos clubes chilenos decidiram também reiniciar o campeonato no próximo fim de semana, mas os clubes das regiões afetadas terão até 3 de abril para retornar. A catástrofe da madrugada do último sábado deixou centenas de mortos e 2 milhões de desabrigados no centro e sul do Chile.
Fonte: Efe
Nenhum comentário:
Postar um comentário