terça-feira, 2 de março de 2010

Obras da Copa somente no segundo semestre



As obras da Copa do Mundo de 2014 nas cidades brasileiras estão atrasadas, conforme comunicado da FIFA e Conferedação Brasileira de Futebol (CBF). Em Natal, o atraso parece que vai se estender ainda mais. Isso porque o secretário municipal da Copa, Fernando Luna, informou que as obras só vão começar no segundo semestre.Ainda assim, Luna garantiu que o cronograma está no seu andamento normal, contrariando a cobrança dos organizadores da FIFA, que ameaçam punir as cidades que não justifiquem os possíveis adiamentos. No comunicado, emitido nesta terça-feira (2) para os presidentes dos comitês locais, consta que as obras têm que começar até o dia 3 de maio.

Pelo telefone, Antonio Luna disse que não recebeu nenhum comunicado e que as várias obras do município voltadas para a Copa estão sendo licitadas. “Estamos trabalhando para fazer a licitação dos projetos básicos e estruturais da Copa do Mundo em Natal”. Antonio Luna afirmou ainda que a previsão para o inicio das obras é para o segundo semestre deste ano, data contrária ao comunicado em que o dirigente Ricardo Teixeira lembra que as cidades sede não podem adiar o início das obras para depois do dia 3 de maio, e no qual também ressalta que o COL e a FIFA estão atentas aos acontecimentos.

O projeto de Natal na Copa é de responsabilidade da Prefeitura de Natal, com nove obras estruturantes de construção civil. Segundo o secretário, as obras tiveram encaminhamento este ano. “Entramos com processo na Caixa Econômica no último dia 12 de fevereiro com uma carta consulta e com data prevista para assinatura de contrato no dia 31 de maio”, disse.Mesmo assim, o secretário Antonio Luna – que está em Brasília em audiência no Ministério das Cidades – diz ter ‘certeza’ que as obras de Natal estão em dia e dentro do prazo estabelecido. “Natal não está com cronograma atrasado, estamos no prazo e com o cronograma em dia, por causa do processo de licitação de início das obras. Na verdade, temos três anos para executar e nossos passos estão seguindo os prazos determinados, com carta consulta, aprovação, assinatura do contrato, licitação e início das obras com andamento normal”, justifica.

Perguntado sobre o projeto do Veiculo Leve Sob Trilhos (VLT), o secretário afirma que é uma obra estruturante e que ainda não foi aprovada pela CBTU, isentando a Prefeitura de Natal do processo. O secretário foi questionado ainda sobre o andamento das obras de responsabilidade da Prefeitura, como as de Mobilidade Urbana, citando o Via Livre. Sobre o assunto, ele diz que as obras estão sendo encaminhadas com resultado previstos também para esse ano.

Fonte/Nominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário