A temporada 2010 da primeira divisão do Campeonato Japonês começa neste sábado com "tempero brasileiro", e contando com a volta do maior ídolo do futebol local, o meia Shunsuke Nakamura.
O maior favorito ao título é novamente o Kashima Antlers, que conquistou a competição nos últimos três anos, sob comando do técnico Oswaldo de Oliveira.A equipe, que se tornou muito popular no Japão graças às atuações de Zico em seus últimos anos como jogador, conta com três jogadores brasileiros no elenco.Um deles é o lateral Gilton, que deixou o Joinville em 2008 para jogar no Cerezo Osaka. Depois de passar também pelo Albirex Niigata, ele chegou ao Kashima neste ano. Os outros são o veterano atacante Marquinhos, de 33 anos, que jogou pelo Coritiba, e o meia-atacante Fellype Gabriel, ex-Flamengo, Cruzeiro e Portuguesa.
Na primeira rodada, a equipe enfrentará o Urawa Reds, onde atuam os atacantes Edmílson e Róbson Ponte. O primeiro ficou conhecido no Brasil por sua passagem pelo Palmeiras, enquanto o segundo se destacou no Guarani e depois no futebol alemão, pelo Bayer Leverkusen.Outro duelo de destaque na rodada de estreia será entre FC Tokyo, do atacante Ricardinho, ex-Atlético-PR, e Yokohama Marinos, que terá Nakamura em campo. O meia japonês atuou por muitos anos no futebol europeu, defendendo Reggina, Celtic e Espanyol, e voltou neste ano a seu país.
Como objetivo para 2010, os organizadores do campeonato pretendem bater o recorde de público, com 11 milhões de espectadores nas duas divisões, aproveitando o fato do futebol estar cada vez mais popular no país.Em boa parte graças ao trabalho de técnicos estrangeiros, o Japão passou a ser também exportador de jogadores, como foi o caso de Nakamura.
Da geração mais recente de japoneses que foram jogar no futebol europeu, destacam-se o atacante Takayuki Morimoto, do Catania, e os meias Makoto Hasebe, do Wolfsburg, Daisuke Matsui, do Grenoble, e Keisuke Honda, do CSKA Moscou.O Campeonato Japonês conta com 18 equipes na primeira divisão, e apenas quatro delas - Yokohama Marinos, Shimizu S-Pulse, Motedio Yamagata e Sanfrecce Hiroshima - não terão brasileiros em seus elencos neste ano.
Fonte/esportesig
Nenhum comentário:
Postar um comentário