Em treino com muita chuva, Mark Webber, da Red Bull, aproveitou a ausência de McLaren e Ferrari na Q3 e marcou a pole position para o GP da Malásia. Nico Rosberg, da Mercedes, completa a primeira fila da corrida de domingo, às 5h (de Brasília). Lewis Hamilton, Jenson Button, Fernando Alonso e Felipe Massa vão largar na parte de trás do grid em Sepang após erros estratégicos das suas equipes e escapadas da pista.
Pela terceira vez seguida, a Red Bull conseguiu a pole position nesta temporada. Webber teve um melhor desempenho com pneus intermediários, enquanto Vettel, que havia saído na frente no Bahrein e na Austrália, usou compostos para chuva forte, e ficou em terceiro no grid.
É a segunda pole da carreira de Webber, que antes só havia largado na posição de honra no Grande Prêmio da Alemanha do ano passado.
O melhor brasileiro no grid acabou sendo Rubens Barrichello, que aproveitou a experiência e habilidade na chuva para ficar em sétimo. Mesmo assim, o recordista de participações na F-1 ficou duas posições atrás do companheiro de equipe, o novato Nico Hulkenberg.
Quem também teve um fim amargo de treino foi Michael Schumacher, que ensaiou brigar pela pole, mas ficou numa distante oitava posição, mais uma vez bem atrás de Rosberg.
Q1 cheia de surpresas
A Q1 já mostrou os efeitos da chuva que era constante desde antes do treino: Felipe Massa, Fernando Alonso, ambos da Ferrari, e Lewis Hamilton, por lá ficaram. Eles demoraram para ir à pista por erro de estratégia de Ferrari e McLaren, e pegaram a pista bem mais molhada.
Vários carros foram à pista logo no início, exatamente pelo medo da chuva, que já caía, mas prometia ser ainda mais forte, principalmente as equipes médias e as novas. Sebastien Buemi foi o primeiro a abrir volta, e Vitaly Petrov, da Renault, já rodava. Poucas voltas depois, o suíço daria um passeio na brita.
Já no meio da atividade, Ferrari, Mercedes e McLaren ainda não tinham marcado tempo, e a chuva continuava, tanto que Vitantonio Liuzzi foi mais um a rodar, e Bruno Senna também foi para a brita. Tudo poderia acontecer. Até Lewis Hamilton parou na pista.
Jenson Button ficou preso na brita a ainda assim avançou ao Q2, em 13º, mas não conseguiria mais andar, largando assim em 17º. Com isso, quatro pilotos favoritos ficaram na parte de trás do grid.
Assim, Heikki Kovalainen, da Lotus, e Timo Glock, da Virgin, foram beneficiados e foram os primeiros pilotos a levaram equipes novas ao Q2.
Lucas di Grassi, Bruno Senna, Karun Chandhok e Jarno Trulli foram os outros que saíram no Q1.
Q2 sem surpresas
No Q2, nenhum piloto bobeou e todos foram rapidamente à pista, e as equipes intermediárias brigaram muito pelo Q3, já que quatro vagas teoricamente cativas na parte final do treino estavam abertas.
Desta vez, nenhuma surpresa. Os quatro pilotos favoritos foram com facilidade para o Q3, assim como Rubens Barrichello, que mostrava sua habilidade na chuva, assim como seu companheiro, Nico Hulkenberg, que chegou a liderar a atividade.
Quem voltou a mostrar boa performance foi a Force India, com Sutil em terceiro, e Liuzzi em oitavo.
Desta forma, ficaram pelo caminho na Q2: Petrov, De La Rosa, Buemi, Alguersuari, Kovalainen e Glock, além de Button.
Mais chuva e pausa na Q3
Na Q3, tudo ficava aberto para Red Bull e Mercedes brigarem pela pole position. A fila estava formada para o treino, com todos querendo entrar na frente. Kubica foi na frente, até passando na frente de Sutil ainda nos boxes. Mas o tiro iria pela culatra, já que a chuva aumentou muito e a bandeira vermelha foi agitada.
Depois da pausa, a Force India não deixou que o mesmo acontecesse, e Liuzzi foi na frente, tendo melhor visibilidade. Mas Sutil fazia o melhor tempo.
Do meio para o fim, a escolha correta de pneus de Webber e Rosberg deu resultado e ambos baixaram muito o tempo em relação aos demais.
A previsão do tempo indica mais possibilidade de chuva para a corrida deste domingo.
GRID DE LARGADA DO GP DA MALÁSIA
1º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1m49s327
2º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - 1m50s673
3º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1m50s789
4º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - 1m50s914
5º - Nico Hulkenberg (ALE) Williams-Cosworth - 1m51s001
6º - Robert Kubica (POL) Renault - 1m51s051
7º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - 1m51s511
8º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - 1m51s717
9º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - 1m51s717
10º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India-Mercedes - 1m52s254
11º - Vitaly Petrov (RUS) Renault - 1m48s770
12º - Pedro de la Rosa (ESP) Sauber-Ferrari - 1m48s771
13º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - 1m49s207
14º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - 1m49s464
15º - Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Cosworth - 1m52s270
16º - Timo Glock (ALE) Virgin-Cosworth - 1m52s520
17º - Jenson Button (ING) McLaren-Mercedes - sem tempo
18º - Jarno Trulli (ITA) Lotus-Cosworth - 1m52s844
19º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - 1m53s044
20º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - 1m53s050
21º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1m53s283
22º - Karun Chandhok (IND) Hispania-Cosworth - 1m56s299
23º - Bruno Senna (BRA) Hispania-Cosworth - 1m57s269
24º - Lucas di Grassi (BRA) Virgin-Cosworth - 1m59s977
Da Agência O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário