quinta-feira, 20 de maio de 2010

CBF estuda retorno da Copa Norte

Com a Copa do Nordeste prestes a voltar a reinar no futebol da região, as federações e clubes do Norte do país também dão sinais de que vai começar a luta pela volta da Copa Norte.

Extinta desde 2002, a competição pode voltar, reformulada, com o nome de Copa Pan-Amazônica.
Mais do que a vontade, eles já têm um projeto pronto que deve ser apresentado oficialmente ao Diretor Técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgílio Elísio. Times como Paysandu, Clube do Remo, Sampaio Corrêa (MA), São Raimundo (AM) e Flamengo (PI) faziam da Copa Norte um torneio à parte no calendário do futebol nortista.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconhece a Copa Norte a partir de 1997, com o Rio Branco (AC) sendo o primeiro campeão. O Paysandu foi o último a levantar a taça nortista, em 2002, o que lhe garantiu estar na Copa dos Campeões.
Porém, o Governo do Acre negocia com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a realização, em 2010, da 1ª Copa Panamazônica de Futebol, que deverá reunir em Rio Branco seis equipes dos países da Amazônia Internacional e times da região Norte, sendo um deles do Acre e outro a ser definido pelo ranking da CBF.
Nesta fase de negociação, os jogos estão previstos para ocorrer na Arena da Floresta e no estádio da federação de futebol, na Via Verde. O governador Binho Marques já fez consulta ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que respondeu de modo positivo. Contatos já foram mantidos entre diretores da CBF e assessores do Governo, como o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Cassiano Marques. As partidas ocorreriam em rodadas duplas, de duas a quatro vezes por semana. A Confederação Sulamericana de Futebol (Conmebol) já está informada sobre o projeto.
Por Aluizio Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário