O ABC conquistou mais uma vitória na noite desta quarta-feira (23), goleando o Náutico por 4 a 1, no estádio Frasqueirão, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato do Nordeste. Os gols do alvinegro foram marcados por Éderson (aos 12 do 1º tempo), João Paulo (aos 27 do 1º tempo), Edson (aos 43 do 1º tempo) e Zulu (aos 38 do 2º tempo). Wallace marcou (aos 33 do 2º tempo) para o Náutico. Com o resultado, o alvinegro alcança os 11 pontos e lidera a competição, enquanto aguarda o término da rodada na esperança de um tropeço dos alagoanos, CRB e CSA.
O próximo compromisso do ABC será no domingo (27), quando o alvinegro enfrentará o Treze– PB, às 16h, no estádio Amigão, em João Pessoa.
Já o Náutico, enfrenta o Bahia, no próximo sábado (26), às 18h, no estádio dos Aflitos, em Recife-PE.
O jogo
Em plena noite de véspera de São João, o primeiro tempo de ABC e Náutico foi caracterizado como alucinante. O adversário do alvinegro, mesmo fora de seus domínios, iniciou a partida querendo jogo e pressionando os donos da casa no seu campo de defesa. No lado do ABC, os minutos iniciais foram de estudo e um toque de bola cadenciado.
A primeira boa oportunidade no jogo aconteceu aos 5, através do meia Diego Costa, que chutou forte de fora da área e o goleiro Wellington rebateu de forma inesperada, quase sobrando o rebote a favor dos pernambucanos.
Depois do susto, o ABC passou a tocar a bola com mais velocidade, principalmente, através dos meias Claudemir e Cascata, que se aliaram ao bom entrosamento da dupla Éderson e João Paulo para assustar o timbu.
Ainda que o Náutico tivesse iniciado a partida adotando uma postura ousada, a resposta do alvinegro foi impiedosa. Aos 12, numa investida do seu ataque, a bola sobrou para Cascata, que brigou com a defesa na linha de fundo e lançou para a área, onde Éderson dividiu com a zaga e a bola entrou caprichosamente no gol, abrindo o placar.
Depois do gol, o ABC passou a mandar na partida e o Náutico, que era ameaçador durante o período inicial, passou a recuar e sofrer as investidas dos donos da casa. Imprimindo uma pressão sufocante, o alvinegro arrancou o grito de comemoração de sua torcida aos 27, numa jogada rápida de João Paulo pelo lado esquerdo, onde ele acertou uma bomba no ângulo do goleiro Rodrigo Carvalho, numa pintura de gol.
Após ampliar o placar, o ABC diminuiu o ritmo alucinante da partida, passando a cadenciar a bola, administrando o resultado com propriedade e trabalhando a impaciência de um Náutico baqueado.
Antes do término da primeira etapa, a torcida alvinegra presenciou mais um gol do seu clube. Aos 43, durante um toque de bola rápido, a bola foi lançada na direita para João Paulo, que lançou na área encontrando o polivalente Edson, que desviou a bola com precisão para o fundo das redes do arqueiro pernambucano, e marcando o terceiro do time da Frasqueira.
No intervalo, os treinadores Leandro Campos e Sérgio China não realizaram modificações em seus times.
O segundo tempo começou no ritmo do primeiro, desta vez com o ABC quase marcando, aos 2 minutos, com João Paulo mandando uma bomba de fora da área e o goleiro do Náutico realizando uma grande defesa. Até os 10, o Náutico mais recuado dificultava a ação do ataque alvinegro.
Com o jogo sob controle, o ABC quase vacilou aos 11, com o Náutico levando perigo através de Diego Costa, que apareceu na esquerda após boa troca de passes na entrada da área, onde ele dominou a bola e mandou um chute forte, com o goleiro Wellington espalmando e praticando uma grande defesa.
O Náutico, insatisfeito com o resultado, criou uma nova oportunidade, aos 18, com o promissor Diogo Costa, que arriscou de fora da área para boa defesa de Wellington.
Diante da boa vantagem no placar, o ABC não criava jogadas ofensivas e o técnico Leandro Campos resolveu trocar o meia Claudemir por Everton César em busca de uma solução para modificar o marasmo do time na segunda etapa.
Irreconhecível, o ABC passou a ser pressionando pelos visitantes, que quase diminuíram aos 26, com Diego Costa lançando para Tiaguinho no lado esquerdo, onde ele dominou e bateu para o gol e a defesa alvinegra desviando para fora.
Impaciente, Leandro Campos substituiu Cascata, apagado na etapa final, que saiu para a entrada de Zulu.
O Náutico ainda seguiu melhor na partida e de tanto persistir, marcou o seu gol de honra, aos 33, com Diego costa, que colocou na grande de área e o zagueiro Wallace cabeceou firme surpreendendo o goleiro Wellington. Aos 37, os pernambucanos quase incendiaram o jogo, durante um contra-ataque rápido, com Tiaguinho invadindo a área do alvinegro e batendo forte para mais uma defesa do arqueiro alvinegro.
Quando o torcedor do ABC sentia o momento favorável ao Náutico, o contestado Zulu mais uma vez provou que tem faro de gol, aos 38, aproveitando um vacilo da defesa do timbu e balançou as redes do goleiro Rodrigo Carvalho após um rebote. Com o gol, o atacante passou a liderar a artilharia da competição balançando as redes por 4 vezes.
O quarto gol alvinegro foi suficiente para baixar o ânimo do Náutico nos minutos finais até o apito do árbitro Clizaldo Luis Maroja, representante do quadro da Paraíba.
Ficha do jogo (ABC 4 x 1 Náutico):
Estádio: Frasqueirão
Escalações:
ABC: Wellington, Edson, Diego Padilha, Leonardo (João Paulo Mineiro) e Renatinho; Basílio, Ricardo Oliveira, Claudemir (Everton César) e Cascata (Zulu); Éderson e João Paulo. (Técnico: Leandro Campos).
Náutico: Rodrigo Carvalho; Wallace, Nilson e Auremir; Ananias, Marcelo, Diego Costa, Philip (Tiaguinho) e Elder; Erick e Anderson (Cássio). (Técnico: Sérgio China).
Árbitro: Clizaldo Luis Maroja – PB
Assistente: Cleber Camelo - PB
Assistente: Linaldo Baracho - PB
4º árbitro: Andrielly Elkeitt de Oliveira – RN
Cartões: Ananias (Náutico, amarelo aos 21 do 2º tempo); Renatinho (ABC, amarelo aos 28 do 2º tempo), Tiaguinho (Náutico, amarelo aos 48 do 2º tempo).
Público pagante: 2.165
Público total: 3.106
Renda: R$ 30. 510,00
Da Redação do DIARIODENATAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário