terça-feira, 23 de novembro de 2010

Evento em Nova York deixa Natal de fora da Copa

A 2014 Brazil World Cup Architectural Summit, evento realizado em Nova York para apresentar os projetos dos estádios para a Copa do Mundo do Brasil, expôs a imprensa mundial os problemas enfrentados pelo país no tocante ao andamento das obras de infraestrutura das sedes. No lugar de doze, apenas dez projetos foram apresentados e Natal "perdeu o posto" de cidade-sede.Christopher Lee, engenheiro representante do escritório Populous, não mencionou a construção de Arena das Dunas, em Natal, como parte das obras para a Copa do Mundo 2014. Ao invés disso, mostrou uma apresentação sobre o estádio idealizado para a Olimpíada de Londres, em 2012.

Informações de bastidores dão conta de que a cidade não foi citada em virtude de o projeto estar sob risco de suspensão, porém, o engenheiro da Populous disse que o evento se tratava de design esportivo, não significando, portanto, que a não citação de Natal representa a exclusão da capital potiguar do posto de cidade-sede. Anibal Coutinho, autor do projeto corintiano para ser sede da Copa na cidade de São Paulo, recusou convite para representar São Paulo em Nova York alegando que o time não queria assumir a responsabilidade de aparecer oficialmente como o estádio da Copa. Na apresentação da capital paulista, uma gafe.

O escritório de Ruy Ohtake fez a apresentação do projeto do Morumbi, que já foi rejeitado pela FIFA.A cidade de Natal está prestes a conhecer o consórcio vencedor do edital da Parceria-Público-Privada (PPP) que ficará responsável pela demolição do complexo Machadão/Machadinho e construção do novo estádio para a Copa. O último entrave no andamento das obras foi o pedido de suspensão do edital, feito pelos ministérios públicos federal e estadual, que apontaram falhas no documento.Segundo o secretário Fernando Fernandes, titular da Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa do Mundo de 2014 (Secopa), até março de 2011 o Machadão será demolido para o início das obras para a construção do novo estádio.

Fonte/DNOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário