Talvez nem o mais otimista dos abecedistas pudesse imaginar que o clube chegaria ao final da temporada de 2010 na luta pela sua terceira conquista no ano. Mas só que o grupo montado pelo Alvinegro tem o obsessão por conquistas e hoje a noite, diante do Vitória, vai tentar levantar mais um título inédito para história do clube: o de campeão do Nordeste.
O treinador Leandro Campos está com dúvidas para definir a equipe, uma vez que o volante Basílio e o meia Cascata, ambos reclamando de dores no joelho esquerdo, não participaram dos treinos de ontem e passaram a ser encarados como dúvida para a decisão. A partida tem o início previsto para às 22 horas (hora no RN), no estádio Frasqueirão.
Dono da melhor campanha do Campeonato do Nordeste, o time natalense teve como vantagem apenas o fato de trazer a partida final para capital potiguar. O Artigo 16 diz o seguinte em relação a decisão: "Na terceira fase, final, caso o confronto entre as duas equipes termine empatado no tempo regulamentar do jogo, para que se conheça a equipe campeã e vice-campeã do Nordeste, a decisão dar-se-á pela cobrança de tiros livres diretos da marca penal, nos termos previstos pela FIFA."Para evitar que a conquista de mais esse título se arraste até a cobrança de pênaltis, o ABC conta de novo com a boa fase do atacante Éderson.
Assim como João Paulo atualmente, o jogador vinha de um longo jejum, mas encontrou o caminho do gol e nos últimos dois jogos já andou balançando a rede dos adversários cinco vezes."No início desse segundo semestre ocorreram alguns problemas de contusões, meu rendimento caiu e andei perdendo algumas oportunidades de marcar. Mas graças a Deus, no momento em que o ABC precisou, eu consegui marcar gols e ajudar a colocar o clube no final do Campeonato. Acredito que iremos entrar na decisão com o moral em alta e que poderemos realizar um bom jogo", disse Éderson.
No que depender do companheiro de ataque, João Paulo, Éderson pode se preparar para para receber muitas bolas e tentar ampliar sua artilharia. "Coincidentemente nós vamos terminar o ano como o mesmo ataque do início da temporada. Nos entendemos bem, isso ficou comprovado no título Estadual quando fomos os artilheiros do ABC e o destino quis que nós estivéssemos juntos de novo num momento importante. Já disse a Éderson que vou fazer de tudo para que seus gols voltem a ocorrer. É bom para ele e bom para todos no ABC", ressaltou João Paulo.
Diante da responsabilidade de "matar" o adversário, Éderson se diz ansioso: "Estou ansioso para que comece logo a partida e eu consiga, junto aos meu companheiros, mostrar um futebol de campeão".Leandro Campos controla ansiedade pela tríplice coroaPrestes a conquistar seu terceiro título seguido na temporada, o treinador Leandro Campos não esconde que vive no ABC, a melhor fase de sua carreira como treinador de futebol. O sentimento de ânsia sempre se faz presente num momento como este, mas o comandante alvinegro não se deixa levar pelo bom momento e lembra que o título ainda não foi conquistado e que eles vão enfrentar um adversário de qualidade, que chega na condição de finalista na mesma situação do time natalense."É importante que o ABC possa estar bem focado, o que passou, os títulos conquistados já fazem parte da história do clube. Hoje isso não tem o peso que necessitamos para confirmar a conquista do Campeonato do Nordeste", alertou.
O excelente momento vivido pelo Alvinegro, segundo Leandro é fruto de um trabalho que foi crescendo ao londo da temporada, com o compromisso de todos dentro do clube. "O ABC foi conseguindo as conquistas e isso fortificou, deu consistência ao grupo. Isso é oriundo, em primeiro plano, da estrutura do clube, das condições de trabalho que ele nos dá, que se acrescenta a qualidade do elenco e a entrega dos jogadores a esse objetivo. Esperamos acrescentar mais um título no currículo de todos que aqui estão amanhã (hoje)", ressalta.Sobre o número recorde de conquistas numa única temporada, ele lembra apenas uma sequencia que teve nas divisões de base do Joinville, em 1992, quando conquistou o título sul-americano, o estadual e o da Copa Londrina. "Eu conceituo esse ano de 2010, como a principal temporada da minha carreira no futebol", destaca.
Vitória terá reforços do time titular
Além da partida decisiva do próximo domingo, quando disputará a permanência na Série A do Brasileiro contra o Atlético-GO, o Vitória tem chances de encerrar a temporada 2010 com o título da Copa do Nordeste. Para isso, o clube baiano cedeu três atletas do elenco principal para a equipe 'B', comandada pelo técnico Ricardo Silva. O goleiro reserva Lee (que atuou como titular diversas vezes quando Viáfara estava machucado), o volante Vanderson e o atacante Schwenck reforçarão o time - que embarca nesta terça-feira para Natal - para encarar o ABC-RN, atual campeão da Terceira Divisão Nacional.
Campeão do torneio em 1997, 1999 e 2003, o Leão utilizou, como a maioria dos clubes, uma equipe recheada de vários jovens e conseguiu chegar à decisão. Caso o tempo normal termine em empate, o título será disputado nos pênaltis.IncertezaAs datas e os times participantes do Campeonato do Nordeste 2011 ainda são um mistério. A definição ainda depende de uma série de negociações e pode sair hoje. "Infelizmente ainda não temos definição, não houve reunião. Decidimos aproveitar a data da final para conversar sobre isso com os representantes dos clubes, em Natal", informou o presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha.A intenção da entidade que organiza o torneio é realizar a disputa no primeiro semestre, junto aos estaduais. Caso isso se concretize, as equipes pernambucanas não participarão e o mesmo pode acontecer com as cearenses, já que as federações estaduais não estão dispostas a ceder datas de seu campeonato ao Nordestão.
João Paulo quer o fim do jejum
Quando pisar em campo amanhã para o jogo que pode marcar sua despedida do ABC, o atacante João Paulo estará lutando contra o jejum que já dura, pelo Campeonato do Nordeste, 65 dias. Tanto tempo sem marcar, já faz o atacante seguir alguns conselhos atrás de se livrar da "maldição do revólver que não atira". "Me mandaram tomar banho de praia e no domingo fui à Redinha, se tiver de tomar banho de sal grosso, também tomo", brincou.O artilheiro do ABC na temporada não esconde que tanto tempo sem marcar já está afetando no seu desempenho dentro de campo. "Dizer que não estou ansioso para poder marcar é mentira. Mas acredito que as coisas devem ocorrer naturalmente, venho encontrando apoio nos meus companheiros, no treinador e isso me conforta", destacou. Sempre animado e brincando com os colegas dentro de campo, ele lembra que o Éderson também passou por fase semelhante e hoje ele já está com nove gols dentro da competição. "Aqui no ABC não existe a tal da trairagem, todo mundo torce um pelo outro. O importante é o sucesso do clube", ressalta.
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário