terça-feira, 15 de março de 2011

Sete torcedores mortos. Quem matou?


Reportagem do jornal Lance, publicada na tarde desta segunda-feira, aponta que sete torcedores foram mortos em sete meses no estado, segundo dados oficiais do Estado. A reportagem traz ainda fotos de integrantes de torcidas organizadas Comando e Mancha Azul posam armados.
Confira o texto:
Amigos desde a infância, Cristiano e Filipe foram assassinados a tiros em agosto passado quando iam para o Estádio Rei Pelé, em Maceió. O motivo: usavam camisetas do CSA e cruzaram com torcedores do rivalCRB. Os jovens, na época com 17 e 16 anos, respectivamente, não costumavam ir aos jogos, não pertenciam a torcidas organizadas e nem tinham histórico de brigas. Foram mortos somente porque estavam em uma parada de ônibus próximos a pessoas envolvidas com gangues.
– Pelos disparos que atingiram as vítimas, percebe-se que são típicos de execução – diz um trecho do relatório de investigação do delegado Ronilson Medeiros, responsável pelo caso, ao qual o LANCENET! teve acesso com exclusividade.
O duplo homicídio é um dos casos mais chocantes de uma guerra instalada entre torcedores do CRB e CSA. Oficialmente, as brigas deixaram sete mortos em sete meses e dezenas de feridos em confrontos cada vez mais sangrentos. O número é alarmante (maior do que os casos registrados no Rio, São Paulo e Minas Gerais), mas pode ser maior.
Um homem de 32 anos disse em depoimento à Polícia Civil que aproximadamente 70 pessoas teriam sido assassinadas desde 2008 devido às rixas. Ele foi ouvido após sobreviver ao ataque a facadas por cinco torcedores. Verdade ou delírio?
– Infelizmente, a declaração dele pode ser uma realidade. Há muitos homicídios inicialmente sem motivação. Só depois a gente descobre que eram brigas de torcidas rivais – afirma a delegada Maria Aparecida Araújo, encarregada da área no entorno do Estádio Rei Pelé.
A violência vista nos últimos anos deu as caras logo no começo de 2011. Em janeiro, na véspera do primeiro do clássico do ano, Adriano Freitas, 20 anos, foi assassinado por torcedores do CSA. No dia do jogo, nove ônibus foram depredados e pessoas feridas. Autoridades resolveram agir porque a situação tornou-se insustentável.

Fonte/FutebolnaHora

Nenhum comentário:

Postar um comentário