Uma empresa multinacional do Polo Industrial de Manaus anunciará a compra de um tradicional clube de futebol da cidade, numa inovadora estratégia para vincular sua marca ao ramo do entretenimento esportivo, em preparação para a Copa do Mundo de 2014, em que Manaus será cidade-sede. A empresa promete levar o time à primeira divisão, e ainda costruir CT e estádio, e em troca, o clube deve trocar de identidade. A empresa comprou pelo período de 10 anos, com opção para uma renovação para mais dez, os direitos de imagem e de arena de todos os atletas profissionais deste clube, em todas as competições da qual o clube participar. A multinacional também construirá um campo de treinamento, estádio para 5 mil pessoas, e disponibilizará durante todo o período, alimentação e transporte dos atletas e comissão técnica. A contra-partida é que o clube, com quase 100 anos, deverá perder seu nome e assumir a marca da corporação. Cores, uniformes e mascote também sofrerão alterações.
O objetivo do ambicioso projeto, é colocar o time na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, divulgando assim a marca da empresa na maior vitrine esportiva da América Latina. Assessorado pela Builer Sports (braço esportivo do grupo Comhall) e com a assessoria jurídica do escritório Iggulden, De Cornwell & McLaclan, de Boston, que atende aos principais times da NFL e da NHL, o business plan levou mais de dois anos em sua elaboração. Para que o acordo fosse fechado foram necessários mais dois anos para que o clube constituísse uma empresa para gerir o futebol desvinculada da parte social do clube. Uma comissão especial de conselheiros do clube foi convidada a acompanhar todas as etapas da negociação e, como cada um dos envolvidos, assinou um acordo onde constava uma cláusula de confidencialidade.
Acordo que explica o absoluto sigilo em que se desenrolou essa inédita aquisição de direitos. Tanto sigilo que vários executivos do grupo mostraram dificuldade em explicar uma guinada tão brusca na estratégia da empresa. O Supervisor de Relações com o Mercado da multinacional, Clóvis Liataiff, amigo pessoal do CEO faz ar de mistério ao afirmar não conhecer a operação em detalhes. “Só mesmo o presidente, com sua enorme capacidade de trabalho pra ter uma idéia tão genial e inovadora como essa enquanto estava passando um fim de semana em Angra com uma pessoa muito poderosa na política do Amazonas. É tudo que eu posso falar por enquanto.”
No mercado especula-se há algum tempo que o Vice-Presidente da holding, Sato Nakamura, estaria envolvido em estudos preliminares de um projeto revolucionário que abrangeria várias vertentes inovadoras na exploração de marcas tradicionais do futebol, dentro e fora do âmbito esportivo. Comentava-se também que uma misteriosa operação envolvendo grandes somas vinha enfrentando forte oposição dos acionistas minoritários da instituição bancária que financiará a transação. Os valores não foram revelados pelas partes, mas sabe-se que a oferta foi na casa dos milhões.
E o valor orçado para a montagem do elenco também não é pequeno. Segundo o novo gestor profissional de futebol, que prefere ainda não ter seu nome divulgado, o investimento no elenco será grande, e as conversas já foram iniciadas. Segundo ele, os jogadores sondados serão sempre da Série B do Brasileiro pra cima. “Já estamos conversando com 3 jogadores que disputaram a Série A ano passado: um é gringo, o outro é uma jovem promessa, e o terceiro é melhor que o Eto’o. Ah, e tem também o artilheiro do amor”. Segundo ele, a escolha dos jogadores também visa atrair o interesse da população local.
Fonte/FutebolNortista
Nenhum comentário:
Postar um comentário