quarta-feira, 29 de junho de 2011

Brasil sofre, mas vence a Austrália por 1 a 0

A Seleção Brasileira estreou com vitória na Copa do Mundo de Futebol Feminino. Nesta quarta-feira, em partida bastante nervosa e de poucas oportunidades, o Brasil conseguiu três pontos na marra, graças a um gol de Rosana, e com triunfo por 1 a 0. Seguindo a tendência da competição, de partidas de poucos gols, a equipe do treinador Kleiton Lima repetiu as favoritas e, no Borussia Park, em Mönchengladbach, largou com sucesso.

Parte desse êxito se deveu ao bonito gol de Rosana, uma novidade como meia na Seleção Brasileira. Depois de perder as duas melhores chances do Brasil, que fez primeiro tempo ruim, ela decidiu em bonita jogada realizada por Cristiane. Marta, de quem sempre se aguarda tirar o coelho da cartola, foi discreta e participou bem de poucos lances. Bem fechada na defesa, com três zagueiras, a Seleção mostrou segurança nas mãos da experiente goleira Andreia.Com a vitória, o Brasil se iguala à Noruega na liderança do Grupo D após a primeira rodada. Ambas as seleções têm três pontos e se enfrentam já no próximo domingo, às 13h15 (de Brasília), em Wolfsburg. No mesmo dia, as australianas tentam a reabilitação contra Guiné Equatorial. O jogo ocorre em Bochum, às 14h (de Brasília).

Faltou ataque para o Brasil em seus primeiros 45 minutos de jogo na Copa do Mundo de Futebol Feminino. Diante da Austrália, a equipe de Kleiton Lima mostrou dificuldades para chegar à frente e foi muito bem marcada, encontrando dificuldades para chegar na frente na maioria do tempo. Kleiton confirmou a expectativa de um time mais experiente, com Andreia no gol, Daiane na zaga, Formiga no meio, Maurine na ala esquerda e Rosana na função de armadora. Os planos do treinador, entretanto, não funcionaram muito bem.Desde o início, a Austrália mandou na primeira etapa. Com 6min, McCallum teve falta próxima da grande área e assustou com uma finalização que passou perto da trave.

O Brasil conseguiu ameaçar em jogada de velocidade, o único recurso mais efetivo no começo do jogo. Maurine cruzou da esquerda, a bola desviou e Rosana, perto da pequena área, jogou de cabeça com perigo.Depois de um momento de muito equilíbrio e poucas oportunidades, o jogo voltou a ter ocasiões mais agudas só aos 20min: Simon recebeu bem e, do bico da área, exigiu ótima defesa de Andreia. As brasileiras responderiam logo depois, naquela que foi a chance mais clara antes do intervalo. Marta, pouco participativa no primeiro tempo, passou da esquerda para Cristiane, que tentou bater. A bola sobrou clara para Rosana, que teve a chance de pé direito e desperdiçou.Nos últimos 20 minutos da etapa inicial, a Austrália apertou as brasileiras e mostrou muita superioridade.

A experiente Aline Pellegrino errou saída de bola, que De Vanna recuperou e bateu para fora livre diante de Andreia. Cristiane, a mais apagada do setor ofensivo, teve oportunidade após passe de Maurine, mas errou a conclusão. E as australianas, que pressionavam o time brasileiro, quase fizeram aos 42min. Knight bateu cruzado da esquerda e Garriock, por muito pouco, não colocou para dentro.Uma jogada combinada entre duas jogadoras de frente, logo no reinício da segunda etapa, trouxe conforto para as brasileiras, que abririam o placar aos 8min. Em lance individual, Cristiane fez bonito, disputou pelo alto e conseguiu passe para Rosana, que brigou com a marcadora, conseguiu recolher a bola e chutar na saída de Melissa Barbieri.

O gol foi especial para a camisa 6, que recebeu sua primeira grande oportunidade no meio-campo, pois normalmente é ala esquerda pela Seleção.O gol de Rosana ofereceu tranquilidade e mais campo para as brasileiras jogarem da maneira que se sentem mais confortáveis, com espaço para jogadas em velocidade e o time posicionado na defesa. Assim, a Austrália até teve a iniciativa do segundo tempo, mas praticamente não ameaçou. De Vanna, a mais habilidosa jogadora australiana, assustou aos 29min com um chute por cima da trave defendida por Andreia, que se mostrou segura ao longo de todo o tempo.Em seguida, Garriock e Butt, em chutes da entrada da área, voltaram a testar a goleira brasileira.

Aos poucos, a equipe de Kleiton Lima conseguiu sair da defesa e controlar melhor a equipe australiana, que fez as três trocas em busca de melhorias em seu ataque. O Brasil, que ainda ameaçaria em boa jogada com Formiga e Maurine, deixou o campo satisfeito pela estreia com triunfo, assegurado depois que De Vanna desperdiçou ocasião claríssima diante de Andreia aos 40min.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário