
A empresa baiana OAS, responsável pela construção da Arena das Dunas, praça esportiva que vai abrigar os jogos da Copa de 2014, aqui em Natal, começou as obras de demolição do Machadinho. Além de um trator, que está fazendo o serviço de terraplanagem do entorno do Machadão, alguns técnicos estavam realizado o procedimento conhecido como furo de sondagem, enquanto dois operários se encontravam dentro do Humberto Nesi, fazendo a derrubada de parte da lateral que fica voltada para o Centro Administrativo.
O muro e o piso do local estavam quebrados e a explicação de Demétrio Torres, secretário extraordinário de assuntos relativos a Copa de 2014, foi de que as obras vão servir para o cercamento da área.
Rodrigo SenaUm trator já trabalha na área fazendo a terraplanagem do terreno em torno do Machadão"Efetivamente a obra começou. Estamos fazendo essas sondagens para isolar aquele área. Até o final dessa semana, o material que vai ser utilizado no cercamento deve chegar a Natal e no prazo de mais uma semana, todo local já vai estar pronto para as obras. Ao contrário do que se utiliza em construções normais, os tapumes não serão de madeira e sim, metálicos", revelou Torres.
O responsável pela empresa OAS em Natal, Wolnei Magalhães, informou que a demolição não começou ontem, segunda-feira, e sim há mais tempo. Mas, como o relatório inicial da obras ainda não tinha sido concluído, ele não reunia todas as informações necessárias para falar sobre prazos. "O que estamos fazendo é a sondagem de blocos, mas isso não começou hoje (ontem). Não tenho todos os dados e por isso não posso falar mais sobre o assunto", disse Magalhães.Em recente entrevista ao Portal da Copa de 2014, o diretor de operações da Arena das Dunas, Charles Maia, ratificou a declaração de Demétrio Torres, sobre a instalação do canteiro de obras. "Estamos no aguardo da chegada do material solicitado para iniciar o fechamento da área com início em 15 de junho próximo", afirmou.
De acordo com Charles Maia, na mesma entrevista para o portal da Copa de 2014, algumas solicitações foram feitas as empresa concessionárias de Natal, para que as obras poissam serguir o cronograma estipulado. "Solicitamos a autorização da Cosern (Companhia de Energia Elétrica do RN) para retirar a rede de energia que interfere na construção, realocação dos poços da Caern (Companhia de Água e Esgoto do RN), o cadastramento das interferências das redes de telecomunicações, e a elaboração do plano de demolição, entre outros", finalizou Maia.Tesouro Nacional dá aval para empréstimo da mobilidade.
O Ministério da Fazenda e a Secretaria do Tesouro Nacional enviaram, nesta segunda-feira, carta à prefeita de Natal, Micarla de Sousa, com o aval da operação de crédito entre a Prefeitura do Natal e a Caixa Econômica Federal para a execução das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014. Segundo o secretário de obras de Natal, Dâmocles Trinta, o documento é um dos principais requisitos para a contratação do empréstimo de R$ 293 milhões junto à Caixa Econômica. "A Secretaria do Tesouro é o avalista do empréstimo", explica Dâmocles. Quando questionado se os impedimentos que se encontram no Cadastro Único de Convênio (CAUC) vão interferir na liberação dos recursos, o secretário é enfático: "Com esse aval, os registros do Cauc não são mais impeditivos".
Fonte/TribunadoNorte
Tem quanto tempo que está acontecendo esta "sondagem"?
ResponderExcluirAté quando vão ficar passando tratores ao redor do Estádio e nada acontece?
Coitado de vocês, será que vocês não pararam pra pensar que isso é tudo teatrinho armado? O governo local não sabe mais oque fazer, não sabe se o dinheiro investido no estádio vai arcar com o projeto original, até problemas com a companhia eletrica do estado, licitações, além do prazo do início das obras que já começaram a muito tempo.
Não é desmerecendo a Capital do belíssimo estado do Rio Grande do Norte, mas a Capital de Goiás é muito superior no quesito de infra estrutura, economia e cenário futebolístico.
Aliás, não só Goiânia mais Florianópolis e Belém.
No amistoso Brasil e Holanda no Estádio Serra Dourada, foram gastos quase 4 milhões de reais para adequar o Estádio de acordo com a FIFA em algumas semanas, menos de um mês de obras, não apenas internamente, mas todo exterior do Estádio.
O Governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB-GO), muito amigo do presidente da CBF Ricardo Teixeira, disse que não se contentou só com a indicação de Goiânia para a Copa América de 2015, ele queria mais, a Copa do Mundo de 2014.
Se Natal não se apressar em dois meses, Goiânia tomará o lugar de vocês com certeza.
E as obras aqui começarão de imediato.
E enquanto isso, tratores vão ficar passeando ao redor do Estádio de vocês, governador, prefeito e comitê organizador, aparecerão nas televisões e rádios "enchendo linguiça" dizendo que tá levantando muro ao redor do mesmo pra começar as obras e blá blá blá até acontecer um "milagre inesperado".
É muito provável que daqui a mais ou menos dois meses, Natal seja cortada da Copa, São Paulo não, por causa da potência economica e futebolítica que tem, se isso acontecer tenho certeza que Goiânia sediará a Copa do Mundo de 2014.
VLW! FALO MESMO!