domingo, 26 de junho de 2011

Morre em João Pessoa, Hanos Tratay



Há menos de um mês noticiaram que o ex-técnico Janos Tatray, de 89 anos, havia morrido, mas tudo não passou de um boato. Mas para tristeza de seus parentes e admiradores, o húngaro Tatrai, considerado uma lenda viva do futebol paraibano, veio à óbito nesta segunda-feira, em um dos hospitais de João Pessoa. De acordo com as primeiras informações, Janos Tatray teve uma aneurisma, passou por uma cirurgia, mas não resistiu. Seu corpo deve chegar em Campina Grande por volta do meio-dia, onde será velado na Mortuária Boa Viagem, no bairro de São José. Há vários anos, o ex-treinador deixou Campina para morar na capital, ao lado das filhas, netos, bisnetos e amigos.


O húngaro Tatrai, como é conhecido, profissionalizou o futebol paraibano e levou a Paraíba ao destaque nacional nos anos 50, colecionando mais de 20 títulos em sua carreira de treinador, dirigente e empresário junto ao Auto Esporte, Campinense e Treze. Figura conhecidíssima em Campina Grande, era considerado por muitos a lenda viva do futebol paraibano. Ele, que tantas alegrias trouxe à Paraíba, ganhou um presente de aniversário ano passado da amiga Denise Lemos: virou tema de um vídeo documentário. Videasta gaúcha, Denise Lemos, que também é diretora administrativa e comercial do PB1, conta que se encantou com a figura especial de Tatrai e decidiu produzir o documentário assim que conheceu sua história: "não tem como não documentar uma trajetória de vida assim, linda, vitoriosa e de tanta importância para o estado. Tatray é uma lenda viva e as novas gerações precisam conhecê-lo" diz a videasta empolgadíssima com seu novo projeto, que já conta com a parceria de alguns empresários paraibanos.


Janos Tatray chegou ao Brasil em 1953, passando a residir em Campina Grande, de onde é Cidadão Honorário. Respeitável Técnico de Futebol, foi Técnico ou Supervisor Técnico do Treze F. C e do Campinense Clube, de Campina Grande; do Auto Esporte Clube, de João Pessoa; do Ceará S. C. e do Fortaleza E. C., de Fortaleza; do Santa Cruz F. C. e do Sport Clube de Recife; do S. C Bahia, de Salvador; da Sociedade Esportiva Tiradentes, de Teresina; do S. C. Paissandu, de Belém; do Vitória Futebol Clube, de Setúbal, Portugal; do Desportivo Português, de Caracas, Venezuela, e da Seleção Nacional do Haiti.






Fonte/ParaíbaOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário