Como traz o site oficial do clube, Natal ainda era uma cidade pacata e provinciana, com uma população estimada em 27 mil habitantes, quando no início do século XX, mais precisamente aos 29 dias do mês de junho do ano de 1915, surgia o ABC Futebol Clube: primeiro clube de futebol do Rio Grande do Norte.
O nome era uma homenagem prestado por seus jovens fundadores ao pacto de amizade fraternal amparado diplomaticamente por Argentina, Brasil e Chile, assinado em 1903. João Emílio Freire foi o primeiro presidente do clube, que posteriormente adotaria as alcunhas de "Clube do Povo" e "Mais Querido". Em sua primeira partida o ABC dava mostras de que não seria mais um time na pequena Natal. Segundo o relato contido no livro "Os Esportes em Natal", de 1991, do pesquisador natalense Procópio Netto, o primeiro jogo do Alvinegro aconteceu em 20 de setembro de 1915, contra o Natal Esporte Clube e teve placar de 13 a 1 para o time abecedista. Já no segundo jogo, um clássico contra o América. No primeiro embate entre os maiores do futebol potiguar, vitória alvinegra por 4 a 0.
Nestes 96 anos de história o torcedor alvinegro recorda de muitas conquistas, principalmente das mais recentes, que são apontadas como as maiores do clube. Após ter conseguido erguer seu estádio próprio em uma das áreas mais valorizadas da cidade, no bairro de Ponta Negra, obra do então ex-presidente Judas Tadeu, o ABC passou a deter marca de maior campeão regional do mundo, com 52 títulos estaduais, além da conquista do inédito campeonato da Série C de 2010, já na gestão de Rubens Guilherme. Outro orgulho do clube é o decacampeonato de 1941. Em comemoração ao aniversário a diretoria preparou uma vasta programação para a torcida que tem encerramento hoje, com uma missa de ação de graças, às 9h, no Módulo 1 do Frasqueirão.
Fonte: Diário de Natal
Nenhum comentário:
Postar um comentário