O gestor do Escritório Municipal da Copa (ECOPA), Leonel Leal, responsável pelos assuntos da Copa em Salvador, participa neste momento da reunião do Comitê de Responsabilidades da Copa do Mundo 2014, no Ministério do Esporte (ME), em Brasília. Em pauta, o início do novo ciclo de planejamento dos projetos que preparam as 12 sedes para a realização do Mundial da FIFA.
Eesse segundo ciclo, lançado nessa quinta-feira, estão em foco os temas Segurança, Infraestrutura Turística, Telecomunicações e T.I., Energia, Sustentabilidade Ambiental e Promoção do País. Nos encontros de monitoramento, o ME oferece as diretrizes que garantem uma melhor inserção das cidades nos temas.
“O acompanhamento próximo do Ministério do Esporte com relação às obras da Copa nos dá segurança e certeza de que estamos no caminho certo para fazer uma bela competição e, sobretudo, garantir legados para Salvador”, afirmou Leal.
Com relação à segurança, por exemplo, o Ministro Orlando Silva informou que a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, lançada recentemente pela Presidência da República, terá planos locais de qualificação dos agentes que vão atuar durante a Copa. Além disso, será montada uma estratégia de enfrentamento da violência que contemple ações integradas entre as diversas polícias e até mesmo a Organização Internacional de Polícia Criminal – Interpol.
Outro enfoque que mereceu destaque durante o encontro foi o da sustentabilidade, incluindo as certificações dos estádios, exigidas pela FIFA, e o incentivo à inauguração de praças e áreas verdes para a Copa. Com relação ao turismo, o Ministério revisitou o programa Bem Receber Copa, do MTur, incentivando a análise particular de cada cidade com relação à hotelaria e infraestrutura turística.
Um terceiro ciclo de planejamento do Ministério do Esporte também será lançado em breve e irá contemplar os temas operacionais, a exemplo da malha aérea e de operações aeroportuárias. O primeiro ciclo contemplou as obras das Arenas, Mobilidade Urbana, Portos e Aeroportos.
Fonte/FutebolInterior
Nenhum comentário:
Postar um comentário