Natal corre sério risco de não concluir suas obras de mobilidade urbana antes do início da Copa de 2014. Depois de inúmeros atrasos, a prefeitura promete começar o primeiro lote, já licitado, em novembro. Mas isso apenas se a Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pela liberação dos recursos, aprovar o projeto executivo até o final de outubro.
As estimativas mais otimistas para a primeira fase de obras nas vias públicas da cidade, no trecho que liga a zona norte à Arena das Dunas passando pela zona oeste, apontam para 30 meses até a conclusão. Se começar em novembro, e não acontecer nenhum imprevisto, a obra deve ficar pronta apenas em maio de 2014 –um mês antes do Mundial.
Para concluir este primeiro trecho em dezembro de 2013, data-limite estipulada pelo governo federal, o cronograma precisa ser apertado. “Vamos buscar o máximo de otimização para finalizar estas obras do primeiro trecho em 24 meses”, afirma Walter Fernandes, secretário-adjunto de Obras Públicas e Infraestrutura.
Desapropriações
Outro problema que pode atrasar as obras da primeira fase são as desapropriações. Segundo Fernandes, foram catalogados aproximadamente 60 imóveis. Ainda falta negociar com os donos de imóveis no trecho que vai do entroncamento da Urbana (companhia de limpeza urbana de Natal) à av. Capitão Mor-Gouveia, passando pelo trecho conhecido popularmente como “Quilômetro 6”.
As desapropriações serão necessárias apenas para a execução deste primeiro lote, considerado o mais complexo. O segundo lote, que envolve melhorias na acessibilidade do entorno da Arena das Dunas, no centro de Natal, nenhum imóvel será derrubado.
Nas seis intervenções em vias que circundam a Arena das Dunas haverá apenas melhorias pontuais, como construção de túneis e viadutos”, diz Sérgio Pinheiro, secretário de Obras Públicas e Infraestrutura de Natal. Apesar de o cronograma para este lote ser mais confortável, prevendo 16 meses de obras, a licitação ainda não foi lançada.
Segundo Pinheiro, o projeto executivo será entregue em outubro e a CEF deve avaliar o projeto e liberar os recursos em novembro. A estimativa é que as obras comecem em abril, com a conclusão prevista para setembro de 2013.
Os desvios de trânsito foram incluídos nos projetos executivos e, segundo Elizabeth Thé, secretária de Mobilidade Urbana de Natal, todas as rotas de acesso para “driblar” os trechos que serão fechados para obras serão divulgados em breve para a população.
Fonte/Copa2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário