Os interessados em acompanhar a Copa do Mundo de 2014 no Brasil que marquem no calendário: os ingressos para os 64 jogos da competição começarão a ser vendidos no segundo semestre de 2013. A Fifa optou por esperar o fim da Copa das Confederações para iniciar a venda das entradas para o Mundial, de maneira a evitar confusão com os dois diferentes eventos, como ocorreu nas edições anteriores.
Para o torneio preparatório um ano antes, as entradas estarão disponíveis depois do sorteio dos grupos, em dezembro de 2012. “Decidimos fazer as coisas dessa forma para não confundir os torcedores com ingressos para dois diferentes eventos”, justifica o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil.
Quanto ao preço dos ingressos, a Fifa garante que haverá faixas disponíveis para a condição financeira de todos os torcedores. “Sabemos que os brasileiros são loucos por futebol. Estamos em meio a conversas com o governo do país e o Comitê Organizador Local para garantir que torcedores de todas as classes sociais tenham chances de assistir às partidas”, afirma Thierry Weil. “O objetivo é possibilitar que todos possam assistir aos jogos, tanto torcedores de alta quanto de baixa renda. Acreditamos que grande parte dos ingressos vai para as mãos dos brasileiros. Para nós, o torcedor é o mais importante. Se tivermos torcedores felizes no estádio, a Copa do Mundo com certeza será fantástica.” Na última Copa, na África do Sul, o valor dos ingressos variou entre US$ 20 (R$ 36) e US$ 900 (R$ 1.600).
Também ainda está sendo discutido entre o governo brasileiro e a Fifa a meia-entrada para estudantes e maiores de 60 anos, prevista na legislação brasileira, com a qual a entidade máxima do futebol não concorda, por causa da redução na arrecadação total do Mundial. O assunto será definido pela Lei Geral da Copa, em discussão no Congresso Nacional.
A operação de venda é complexa. O torcedor terá de se inscrever no site da Fifa e poderá ou não ser sorteado para comprar os ingressos. A maior parte dos bilhetes será vendida pela internet, mas também haverá cerca de 700 a 800 pontos de venda no Brasil, como ocorreu na África do Sul, em 2010. “Todos poderão participar e, portanto, terão chances iguais de conseguir ingressos. Para isso, trabalharemos com organizações locais para garantir que possamos alcançar todos os torcedores”, garante o dirigente da Fifa. “Também vamos organizar ‘Fan Fests’ em parceria com as cidades-sedes. Haverá muitas atividades para os torcedores em 2014”.
QUANTIDADE
Ainda não está definido o número exato de ingressos que serão colocados à venda. A previsão é de que seja em torno de 3,3 milhões de bilhetes – segundo os organizadores, superando os outros mundiais. “Só poderemos saber isso quando todos os estádios estiverem concluídos e estiver claro quantos assentos poderão ser colocados à venda, pois pode haver problemas, como lugares com visão limitada do campo”, explica Thierry Weil.
E MAIS...
Vips
A Fifa prepara uma extensa rede de lojas e um sistema para recuperar bilhetes não usados durante a Copa, para facilitar o acesso às entradas. Prevendo que mais de 10 milhões de pessoas procurem pelos bilhetes, a entidade pretende criar um sistema para recuperação dos ingressos que não serão usados, principalmente os VIPs. O objetivo é evitar os espaços vazios vistos na última Copa nesses setores.
De bronca
Antes mesmo de garantir lugar na Copa de 2014, as seleções europeias já demonstram insatisfação com o percurso montado na confecção da tabela da competição, que exigirá deslocamento já desde a primeira fase. “Todos os aeroportos vão ter de funcionar muito bem e a logística terá de estar perfeita para que esse plano de certo”, comentou um cartola do alto escalão da Uefa, que pediu para não ser identificado. Algumas das combinações, de fato, farão seleções sofrer. No Grupo E, uma das equipes terá de jogar em Curitiba em 20 de junho, onde o inverno faz a temperatura chegar a níveis baixíssimos. Cinco dias depois, essa mesma seleção enfrenta em Manaus seu outro adversário, em pleno ambiente úmido de floresta tropical.
Fonte/Superesportes
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