domingo, 30 de outubro de 2011

Vettel chega a 11.ª vitória na Índia; Massa bate com Hamilton e abandona


Senna é 12.° e Barrichello 15.º, após batida na largada; Button e Alonso completam o pódio



Pódio com Jenson Button, da McLaren, Adrian Newey, engenheiro da Red Bull, Sebastian Vettel, da Red Bull, e Fernando Alonso, da Ferrari

Sem sofrer ameaças, Sebastian Vettel venceu neste domingo o primeiro GP da Índia de Fórmula 1. Campeão por antecipação, o piloto da Red Bull dominou a corrida desde o início e garantiu sua 11ª vitória na temporada. Jenson Button, da McLaren, e Fernando Alonso, da Ferrari, completaram o pódio. Felipe Massa não terminou a prova. Bruno Senna foi o 12º, enquanto Rubens Barrichello terminou em 15º.


Com mais este triunfo, Vettel se aproximou do recorde de 13 vitórias em uma mesma temporada, registrado pelo compatriota Michael Schumacher, em 2004. Para tanto, o atual bicampeão da F-1 precisará vencer as duas corridas restantes do ano, em Abu Dabi e São Paulo.

A prova deste domingo manteve embolada a briga pelo vice-campeonato da temporada. Button aumentou a vantagem sobre Alonso, ao abrir 240 pontos, contra 227 do espanhol. Webber, com 221, também tem chances de terminar em segundo lugar. Líder disparado, Vettel alcançou a marca de 374 pontos.

A corrida em Nova Délhi foi precedida de um minuto de silêncio em homenagem aos pilotos Dan Wheldon e Marco Simoncelli, mortos em acidentes na Fórmula Indy e na MotoGP, respectivamente, nos últimos dois finais de semana.

A CORRIDA
O GP da Índia teve uma largada movimentada, principalmente nas primeiras colocações. Vettel, como de costume, manteve a primeira colocação sem sobressaltos. Mas ganhou a companhia de Button, que superou Webber e Alonso e subiu para a segunda posição. Massa também foi bem e conquistou o quinto lugar ao superar Hamilton.

O pelotão traseiro também teve mudanças, após dois choques que envolveram vários carros. Bruno Senna foi o maior beneficiado. Subiu de 14º para 10º. Já Rubens Barrichello foi atingido no acidente e precisou trocar o bico do carro. Depois da parada, voltou em 21º. Sergio Perez, Timo Glock, Paul Di Resta e Jarno Trulli também precisaram fazer ajustes nos boxes.

A primeira rodada de paradas não trouxe novidades na ponta. Vettel ampliava sua vantagem na liderança, enquanto Webber, Schumacher, Alonso e Massa tentavam se aproximar. O brasileiro mostrava bom ritmo, repetindo o bom desempenho dos treinos livres de sexta-feira, mas precisou abandonar a corrida depois de uma sequência de contratempos.

O primeiro aconteceu na volta 24, em novo choque com Hamilton, na disputa pela quinta posição. Massa levou a pior. Precisou passar duas vezes pelos boxes, por conta de uma punição e, na sequência, para trocar o bico do carro - Hamilton não foi punido, mas também precisou ir para os boxes. Logo em seguida, o brasileiro teve novamente a suspensão dianteira quebrada, como aconteceu no treino de sábado, e desistiu da prova na volta 33.

Enquanto Massa abandonava, seu companheiro de equipe ganhava mais uma posição. Alonso contou com a segunda rodada de paradas para superar Webber e alcançar a terceira colocação. Ele chegou a sofrer a pressão do piloto da Red Bull nas voltas finais, mas garantiu o pódio.

Bruno Senna passou a maior parte da corrida dentro da zona de classificação, variando entre a oitava e a décima colocação. Contudo, caiu para 12º e ficou sem pontuar, após fazer sua segunda parada. Rubens Barrichello se recuperou depois da batida no início e conseguiu terminar em 15º.

A 18.ª e penúltima etapa da Fórmula 1 será disputada no circuito de Yas Marina, em Abu Dabi, no dia 13 novembro. Duas semanas depois, a temporada será encerrada no traçado de Interlagos, em São Paulo, no dia 27.

Confira a classificação final do GP da Índia:
1.º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1h30m35s002
2.º - Jenson Button (ING/McLaren), 8s4
3.º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 24s3
4.º - Mark Webber (AUS/Red Bull), 25s5
5.º - Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 65s4
6.º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 66s8
7.º - Lewis Hamilton (ING/McLaren), 84s1
8.º - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 1 volta
9.º - Adrian Sutil (ALE/Force India), 1 volta
10.º - Sergio Perez (MEX/Sauber), 1 volta
11.º - Vitaly Petrov (RUS/Renault), 1 volta
12.º - Bruno Senna (BRA/Renault), 1 volta
13.º - Paul di Resta (ESC/Force India), 1 volta
14.º - Heikki Kovalainen (IND/Lotus), 2 voltas
15.º - Rubens Barrichello (BRA/Williams), 2 voltas
16.º - Jerome d''Ambrosio (BEL/Virgin), 3 voltas
17.º - Narain Karthikeyan (IND/Hispania), 3 voltas
18.º - Daniel Ricciardo (AUS/Hispania), 3 voltas
19.º - Jarno Trulli (ITA/Lotus), 5 voltas

Não completaram:
Felipe Massa (BRA/Ferrari)
Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
Pastor Maldonado (VEN/Williams)
Timo Glock (ALE/Virgin)
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)

Fonte/Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário