sábado, 31 de dezembro de 2011

A São Silvestre vai largar às 16h10; é hoje

Os atletas africanos chegam mais uma vez à São Silvestre entre os favoritos à conquista do título. Hoje, em que ocorre a 87ª edição da prova, a legião de competidores estrangeiros é liderada pelo queniano Martin Lel, tricampeão da Maratona de Londres e duas vezes vencedor da de Nova York. A elite feminina larga às 16h10 (no RN), e a elite masculina fará a largada às 16h30 (no RN). No ano passado, o melhor tempo foi de Marilson dos Santos, com 44min04s. O recorde é de Paul Tergat desde 1995, com 43min12s. No feminino, a melhor marca foi registrada no ano passado, com os 50min19s de Alice Timbilili. Entre outros atletas africanos de destaque que correrão em São Paulo no último dia do ano estão os quenianos Barnabas Kosgei, vice-campeão no ano passado, Matthew Kisorio, revelação de seu país, e o etíope Tariku Bekele, irmão mais novo do recordista mundial e campeão olímpico dos 5 mil e 10 mil metros, Kenenisa Bekele. "Estou muito feliz de voltar ao Brasil. A São Silvestre vai ser um teste muito bom para mim para a Maratona de Dubai. Só estou um pouco preocupado, porque é uma prova com descida muito forte e não sou tão bom acho que os últimos quilômetros podem ser um problema", disse Lel na coletiva oficial da São Silvestre.O queniano já participou da corrida paulistana em 2003, ano em que o brasileiro Marílson Gomes dos Santos conquistou sua primeira vitória, e ficou com a terceira colocação.Os atletas africanos da elite não se mostraram receosos com a alteração de percurso da São Silvestre, que pela primeira vez será encerrada no Obelisco do Ibirapuera. Após subir a Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, os atletas não virarão na Avenida Paulista, como nos últimos anos, e descerão cerca de 2km até o local onde estão os restos mortais de Cásper Líbero, criador da prova."É a minha primeira vez no Brasil e estou muito feliz por estar aqui. Não estou tão preparado, mas vou tentar o meu melhor, a descida não é problema", garantiu Kisorio, de apenas 22 anos de idade.Mesmo entre os atletas que competiram no ano passado, a mudança no trajeto da corrida é encarado com naturalidade. "Vou correr pela segunda vez na São Silvestre e tentar meu melhor. Desta vez temos algumas mudanças, mas vou fazer o máximo que puder no sábado", afirmou Barnabas, superado apenas por Marílson Gomes dos Santos no ano passado.Campeão em 2003, 2005 e 2010, o brasileiro Marílson Gomes dos Santos diz que não está em seu auge para buscar o tetra na 87ª Corrida de São Silvestre, no sábado. Acostumado ao antigo trajeto, o atleta promete raça para se adaptar ao novo percurso.Empresário do RN corre pela 15ª vezDesde o ano de 1997 o empresário potiguar Afrânio Miranda, 51 anos, embarca todos os anos para participar da Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, e este ano não será diferente. O corredor viaja com um único objetivo: trazer para Natal sua 15ª medalha. Afrânio já participou de grandes corridas nacionais e internacionais como a Meia Maratona de Paris, na França, Volta da Pampulha, em Belo Horizonte e muitas outras. Em Natal, o potiguar já enfrentou mais de 100 corridas e no próximo ano já tem reservados na agenda os dias 25 de março e 1º de abril, quando irá correr a Meia Maratona de Lisboa, em Portugal, e Meia Maratona de Madri, na Espanha, respectivamente.Para Afrânio, participar da São Silvestre já virou tradição. "Eu comecei a assistir a São Silvestre pela televisão nos tempos da juventude, quando treinava com Magnólia Figueiredo no colégio Sebastião Fernandes, e, desde então, participar daquilo tudo virou um sonho para mim, porque eu via que as pessoas corriam e se divertiam, sempre tinham brincadeiras e muita animação tanto por parte de quem corria, quanto de quem torcia. Quando tive a oportunidade de ir pela primeira vez, não parei mais", afirma.

Fonte/TribunadoNorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário