O promotor do Cidadão Valberto Lira declarou nesta sexta-feira, durante reunião para discutir o Campeonato Paraibano de Futebol, que todos os três estádios gerenciados pelo Governo do Estado (Almeidão, Amigão e Perpetão) estão a preço de hoje vetados para a competição estadual, que está prevista para iniciar em menos de um mês. O promotor chegou até a chamar o Almeidão e o Amigão (os maiores da Paraíba e localizados respectivamente em João Pessoa e em Campina Grande) de “bomba-relógio” e que como tal podem explodir a qualquer momento. Dos seis estádios pré-definidos para receber partidas, apenas dois já estão liberados.
- Fizemos uma recomendação há mais de um ano para que os problemas destes estádios fossem solucionados o mais rápido possível, mas nada foi feito. O problema maior está no Amigão e no Almeidão, que mais parecem uma bomba-relógio, principalmente na parte elétrica.
O promotor foi contundente ao afirmar que desta vez não irá liberar esses estádios, que já perduram com os mesmos problemas há bastante tempo, em áreas como estrutura física, segurança e de prevenção de incêndio.
- São problemas sérios e de longo prazo, então se não resolverem, eu não libero. E dessa forma terá que encontrar outras opções para o Campeonato, talvez encaminhando jogos para outros estados – sugeriu.
De acordo com o diretor de atividades técnicas do Corpo de Bombeiros, coronel Jobson, que é responsável pelas vistorias dos estádios, o Almeidão está condenado em praticamente todos os quesitos analisados pelo órgão. Segundo ele, desde o início de 2011 foi mandado um laudo para o Governo do Estado e até o momento nada foi feito.
- Nós não recomendamos que sejam feitos jogos lá. Tem problemas seríssimos e antigos. Detectamos problemas como a não existência de para-raios. Aliás, até tem, mas só serve de enfeite, já que as instalações estão incorretas. A sinalização para saída de emergência é precária. Não possui alarme de emergência e todos os extintores estão fora da validade. Além de que só suporta a entrada de carros e ambulância de pequeno porte. Se tiver um incêndio, não temos como entrar com viaturas maiores.
O secretário executivo do Governo do Estado, Zé Marco (ex-jogador de vôlei de praia), assumiu que realmente existem problemas no Almeidão e também no Amigão e admite que talvez não dê tempo de solucionar os problemas a tempo.
- Já fizemos algumas reformas, mas são grandes problemas que pedem bastante tempo. É um processo a longo prazo, que não sei se vai dar para ser solucionado antes do início do Paraibano.
Federação ameaça não realizar o Campeonato Paraibano
Após o encontro com o promotor Valberto Lira, a presidente da Federação Paraibana de Futebol, Rosilene Gomes, declarou que o Campeonato Paraibano de Futebol pode ser adiado ou mesmo não ser realizado caso os dois principais estádios da Paraíba não sejam liberados para a competição. O Paraibano 2012 está marcado para começar no dia 5 de fevereiro e ela diz que poderá não ser iniciado por simples falta de praças esportivas disponíveis.
Rosilene Gomes explica que se um dos dois estádios for liberado o Campeonato pode sair, mas a interdição de ambos ao mesmo tempo inviabilizaria a disputa.
- A Federação Paraibana de Futebol não vai ser responsabilizada por estes problemas. Se os estádios não forem viabilizados, não iniciaremos a competição – declarou, fazendo alusão ao fato de ambos os estádios serem de propriedade do Governo da Paraíba.
Ainda de acordo com Rosilene, a maior preocupação é com a Copa do Brasil, já que os times paraibanos classificados, Treze e Auto Esporte, mandariam seus jogos justamente no Amigão e no Almeidão respectivamente.
- Esta interdição pode prejudicar muito os dois clubes – resumiu.
Ela descartou também a possibilidade de realizar jogos fora da Paraíba, conforme chegou a sugerir o promotor Valberto Lira.
Fonte/FutebolNordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário