sexta-feira, 27 de abril de 2012

Série C: clubes serão divididos em duas chaves

O Campeonato Brasileiro da Série C será disputado em uma nova fórmula na temporada de 2012. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira que os 20 times da competição, a partir deste ano, serão divididos em apenas dois grupos de 10, ao invés das quatro chaves de cinco clubes, sistema adotado até o ano passado. Assim, todas as equipes estarão envolvidas no torneio até o final do ano.

A alteração permitirá a todos os clubes da competição disputar, pelo menos, 18 partidas no torneio. Já os quatro melhores de cada fase avançarão para a fase de mata-mata, para as etapas decisivas de quartas de final, semifinal e final. Os semifinalistas conquistam o acesso para disputar a Série B do Brasileiro no ano de 2013:

Além da maior quantidade de datas, os duelos válidos pela terceira divisão do futebol nacional serão devidamente alinhados com os compromissos das Séries A e B. A data de início da competição está marcada para o dia 27 de maio e se estenderá até meados do mês de dezembro.

"Com esse novo sistema, passamos a ter 60 clubes com calendário anual. Isso é melhor para as equipes conseguirem patrocínio, os jogadores se manterem empregados o ano inteiro, e para os torcedores acompanharem as partidas", explicou Reinaldo Bastos, diretor do Departamento de Desenvolvimento e Projetos da CBF.

As equipes, além da maior exposição, também receberão uma ajuda financeira da confederação durante toda a temporada. A entidade máxima do futebol brasileiro arcará com os custos do deslocamento de 25 pessoas, transporte, estadia, alimentação e despesas com a arbitragem.

"Na Série C, em particular, teremos agora transmissão televisiva e um calendário anual para 60 equipes, o que vai gerar oportunidade de emprego para muita gente: árbitros, comissões técnicas, jogadores, profissionais de imprensa e mais um grande universo de profissionais envolvidos na organização dos jogos", afirmou o presidente Ricardo Teixeira.

Fonte/Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário