domingo, 27 de maio de 2012

Mark Webber, ganha GP de Fórmula 1

O australiano Mark Webber, da Red Bull, fez história no GP de Mônaco, na manhã deste domingo. Ele conquistou a primeira vitória na temporada e a oitava na carreira. Com isso ajudou a registrar um novo recorde no Mundial de F-1. Pela primeira vez em 63 edições seis pilotos diferentes venceram as seis primeiras provas.
Jenson Button, Fernando Alonso, Nico Rosberg, Sebastian Vettel e Pastor Maldonado venceram antes. Assim, o Mundial de pilotos segue embolado. Alonso lidera com 76 pontos, seguido por Vettel e Webber (ambos com 73). Hamilton tem 63 e Rosberg, 59.

Max Rossi/Reuters
Mark Webber, da Red Bull, lidera o GP de Mônaco seguido por Nico Rosberg, da Mercedes
Mark Webber, da Red Bull, lidera o GP de Mônaco seguido por Nico Rosberg, da Mercedes
A última vitória de Webber foi no GP do Brasil, no ano passado, quando foi beneficiado pelo trabalho de equipe com o alemão Vettel. Em Mônaco, ele teve vitória tranquila. Largou na pole position beneficiado pela punição imposta a Michael Schumacher e liderou praticamente de ponta a ponta.
A segunda posição ficou com Rosberg, da Mercedes, seguido por Alonso, da Ferrari. Vettel ficou com o quarto posto, em uma prova que se destacou pela estratégia. Largou em nono com pneus macios. Adiou o máximo que pode a parada nos boxes e assim conseguiu figurar entre os candidatos ao pódio.
Já a dupla da McLaren não teve motivos para comemorar em Mônaco. Lewis Hamilton foi o quinto (havia largado em terceiro) e Button foi o 16º --terceira prova sem pontuar.
Felipe Massa, da Ferrari, disputou a melhor prova da temporada e conseguiu também o melhor resultado. Foi o sexto, somando mais oito pontos (tem dez, no total).
Bruno Senna, da Williams, foi o décimo e pontuou pela terceira vez --tem 15 pontos.
Schumacher, que largou em sexto e ficou toda a prova no top dez, teve problemas mecânicos e abandonou o GP de Mônaco a pouco mais de dez voltas do final.
A sétima etapa do Mundial de F-1 está agendada para o dia 10 de junho, no Canadá.
A PROVA
A largada em Mônaco foi confusa, como é tradicionalmente, e com alguns acidentes. No pelotão de frente, Webber manteve a ponta, seguido por Rosberg, Hamilton, Alonso e Massa, respectivamente.
Grosjean, quarto no grid, foi tocado e rodou. Junto com ele, De La Rosa e Kobayashi ficaram em dificuldades e a prova recebeu a primeira bandeira amarela antes dos pilotos completarem uma volta.
Ainda nos instantes inicias, o venezuelano Pastor Maldonado, vencedor da prova anterior, na Espanha, bateu no muro de proteção e teve de abandonar. Assim, o piloto da Williams acompanhou a tendência nesta temporada, com as equipes tendo dificuldade para manter a constância.
Entre o top dez, Vettel ficou com o sexto posto, seguido por Raikkonen, Schumacher (que largou em sexto) e Hulkenberg. Bruno Senna, com uma direção mais agressiva, conseguiu um décimo posto.

Max Rossi /Reuters
A Sauber de Kamui Kobayashi "voa" após choque na largada de Mônaco
A Sauber de Kamui Kobayashi "voa" após choque na largada de Mônaco
Contudo, o GP de Mônaco ficou devendo em ultrapassagens. As posições dos pilotos sofreram poucas alterações ao longo das 78 voltas. E quando ocorreram geralmente foi por parada nos boxes.
As posições começaram a mudar perto da 30ª volta, quando os pilotos do pelotão de frente iniciaram os trabalhos nos boxes. A dupla da Ferrari e Vettel, único dos primeiros que largou com pneus macios, demoraram mais para parar. Com isso conseguiram uma vantagem na prova.
Vettel até assumiu a primeira posição e quando finalmente parou, na volta 46, voltou na quarta posição, a frente de Hamilton. Estava atrás de Webber, Rosberg e Alonso --outro beneficiado pela estratégia.
A prova teve um pouco mais de emoção nas voltas finais por conta de um erro de Webber, o que permitiu uma aproximação de Rosberg. De quase 2s passou para 0s7. O australiano da Red Bull, no entanto, segurou o primeiro posto e viu a ameaça diminuir com o início de uma fraca chuva.
No final, Webber assegurou a primeira vitória na temporada e um novo recorde na F-1.
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO GP DE MÔNACO:
1. Mark Webber (AUS) - Red Bull - 1h46min06s557 (78 voltas)
2. Nico Rosberg (ALE) - Mercedes - +0s6
3. Fernando Alonso (ESP) - Ferrari - +0s9
4. Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull - +1s3
5. Lewis Hamilton (ING) - McLaren - +4s1
6. Felipe Massa (BRA) - Ferrari - +6s1
7. Paul di Resta (ESC) - Force India - +41s5
8. Nico Hulkenberg (ALE) - Force India - +42s5
9. Kimi Raikkonen (FIL) - Lotus - +44s0
10. Bruno Senna (BRA) - Williams - +44s5
11. Sergio Perez (MEX) - Sauber - a 1 volta
12. Jean-Eric Vergne (FRA) - Toro Rosso - a 1 volta
13. Heikki Kovalainen (FIL) - Caterham - a 1 volta
14. Timo Glock (ALE) - Marussia - a 1 volta
15. Narain Karthikeyan (IND) - Hispania - a 2 voltas
16. Jenson Button (ING) - McLaren - a 8 voltas
17. Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso - a 8 voltas
18. Charles Pic (FRA) - Marussia - não completou
19. Michael Schumacher (ALE) - Mercedes - não completou
20. Vitaly Petrov (RUS) - Caterham - não completou
21. Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber - não completou
22. Pedro de la Rosa (ESP) - Hispania - não completou
23. Pastor Maldonado (VEN) - Williams - não completou
24. Romain Grosjean (FRA) - Lotus - não completou

Fonte/ Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário