sexta-feira, 27 de julho de 2012

Natal tem até projeto de VLT, mas obras para Copa estão atrasadas


No total, capital potiguar terá cinco obras ligadas ao Mundial: somente uma está em andamento

A cidade de Natal tem cinco projetos de mobilidade inscritos na Matriz de Responsabilidades para a Copa. Sob responsabilidade do governo do estado, intermediados pela Secopa-RN, estão: o prolongamento da av. Prudente de Morais; intervenções na av. Engenheiro Roberto Freire; o acesso ao novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante; e a implantação de um VLT – Veículo Leve sobre Trilhos.
Com recursos dos governos federal (CEF) e municipal, e a cargo da prefeitura de Natal, estão as obras do corredor estruturante Zona Norte/Estádio Arena das Dunas. Esta obra tem custo avaliado de R$ 338,8 milhões.
Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Secopa-RN não soube informar, até o fechamento da edição, qual o estágio atual das obras, exceto que a av. Prudente de Morais é a única já em andamento. 

Em entrevista ontem (25) ao Diário de Pernambuco, o secretário estadual da Copa (Secopa-RN), Demétrio Torres, lamentou os atrasos nas obras de mobilidade urbana e admitiu os atrasos. Segundo ele, a que mais preocupa é a modernização da principal avenida de Natal, a Engenheiro Roberto Freire, prevista para ser executada em dois anos, e que ainda se encontra em fase de licitação.

Na av. Prudente de Morais, que será prolongada em 4,8 km, a informação é que a primeira parte dos trabalhos - execução de algumas vias e túneis – pode ser concluída logo mais em agosto. Já quanto à liberação do financiamento para as obras, a Secopa apenas confirma que está aprovado, mas não foi ainda liberado.

Segundo levantamento do Portal 2014, publicado em maio passado, as obras não tinham sido iniciadas não só na av. Engenheiro Roberto Freire,  mas também no acesso ao novo aeroporto. Mesma situação se encontra nas obras do corredor Zona Norte/Estádio Arena das Dunas, sob responsabilidade da prefeitura de Natal, “travada” por problemas com as desapropriações. Já o VLT, informa a Secopa, está em fase final de projeto.

A previsão do órgão é que o VLT seja licitado ainda este ano. O projeto é na verdade para aquisição de novos trens, que correrão no leito da atual linha férrea, adaptada pelo projeto para o sistema dos veículos leves.

Fonte: Mobilize Brasil

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