Brasileiros protagonizam duelo 'encrespado'. Button e Alonso completam pódio. Com duas entradas de safety car, prova é encerrada por limite de tempo
O alemão chegou aos 165 pontos e está a 29 de Fernando Alonso (Ferrari), terceiro colocado na corrida, disputada à noite em Cingapura (manhã no Brasil). O segundo foi Jenson Button, da McLaren. Com o triunfo, o jovem bicampeão alcançou uma marca importante: igualou as 23 vitórias do brasileiro tricampeão Nelson Piquet e entrou no Top 10 dos maiores vencedores da história da F-1.
Vettel vence em Cingapura, e reassume a vice-liderança do Mundial de Fórmula 1 (Foto: AP)
As atenções na largada estavam voltadas para Maldonado, famoso pela quantidade de incidentes em que se envolveu na temporada. A expectativa era saber como o venezuelano, segundo colocado no grid, se comportaria. Enquanto Hamilton partiu tranquilo na ponta, o piloto da Williams tomou tanto cuidado que perdeu posições para Vettel e Button. No meio do pelotão, Petrov (18º no grid) se precipitou, freou tarde na primeira curva e atingiu Massa, que largara em 13º. Com o pneu esquerdo traseiro da Ferrari furado, o brasileiro precisou seguir para os boxes, caindo para último e tendo a corrida prejudicada. Sorte diferente teve Bruno. Partindo da 22ª posição, conseguiu desviar do incidente no começo e cruzou a primeira volta em 18º.
Entre os primeiros colocados, Webber foi o primeiro a parar nos boxes, na nona volta. Seu parceiro de RBR, Vettel fez seu pit duas passagens depois. Hamilton parou na 12ª volta e retornou à pista em terceiro, atrás de Button e Maldonado, mas reassumiu a ponta após a parada nos boxes dos rivais.
Após a rodada de pit stops, a vantagem de Hamilton para Vettel passou para pouco menos de 2s. Em terceiro aparecia Button, seguido por Maldonado e Alonso. Enquanto isso, os brasileiros continuavam a escalar o grid. Na 20ª volta, o piloto da Ferrari já era o 18º, e o compatriota da Williams, o 12º. Nesta mesma volta, Massa realizou seu segundo pit e retornou em 21º.
Hamilton administrava a prova com tranquilidade e seguia firme para conquistar sua terceira vitória em quatro corridas, resultado que o aproximaria de Alonso na disputa pelo título. Porém, na 23ª das 61 voltas, o destino – ou melhor, o câmbio da McLaren – lhe pregou uma peça: com problemas mecânicos, o britânico abandonou a prova, e a liderança da corrida caiu no colo de Vettel.
O segundo colocado passou a ser Button. Mais atrás, Alonso tentava se aproximar de Maldonado, na busca por um lugar no pódio. Os dois foram para os boxes ao mesmo tempo na volta 30. A Ferrari fez um trabalho melhor que a Williams e soltou o espanhol na cola do adversário.
Hamilton ficou muito decepcionado com o abandono no GP de Cingapura (Foto: Getty Images)
Safety car dá as carasJá passava da metade da prova, e o safety car, comum nas corridas do estreito circuito de Marina Bay, ainda não havia dado as caras. Mas na 33ª passagem, o indiano Narain Karthikeyan tratou de acabar com o jejum. Bateu no muro da curva 18 e provocou a entrada do carro de segurança.
Quase todos os pilotos aproveitaram o momento para realizar pit stops. Maldonado, que havia entrado nos boxes pouco antes da entrada do safety car, parou novamente. Melhor para Alonso, que assumiu a terceira colocação. O venezuelano voltou à pista em décimo, quando recebeu a má notícia da Williams pelo rádio: com problemas hidráulicos, deveria se retirar da prova. Quem se deu bem com a interrupção foi a dupla da Force India: Paul di Resta e Nico Hulkenberg se tornaram quarto e quinto colocados, respectivamente, seguidos por Webber e Pérez. Bruno aparecia em 14º, duas posições à frente de Massa.
Após cinco passagens sob bandeira amarela, o safety car saiu da pista para a relargada, mas teve que entrar em ação novamente logo na volta seguinte. O motivo: como um iniciante, o veterano Michael Schumacher acertou em cheio sua Mercedes na STR de Jean-Eric Vergne, que tentava ultrapassar Sergio Pérez (veja no vídeo). Depois da corrida, os comissários puniram o experiente alemão com a perda de dez posições no grid do GP do Japão, próxima etapa do calendário. Pouco antes do acidente, Bruno e Massa já ensaiavam um duelo pela nona posição.
A nova largada foi dada na 43ª volta. E o disputa prevista entre a dupla brasileira se concretizou. A batalha foi dura. Massa colocou por dentro antes da curva 13, ponto mais estreito do circuito. O piloto da Ferrari ficou espremido no muro e os dois chegaram a se tocar. O carro vermelho “sambou”, mas Felipe conseguiu segurar no braço e saiu vencedor do duelo (veja o lance em diversos ângulos no vídeo). O incidente ficou sob investigação pela direção de prova, que preferiu não punir ninguém. Na sequência, Massa fez mais uma bela ultrapassagem, sobre Ricciardo, e assumiu a oitava posição. Bruno ainda perdeu mais uma posição, para Webber, e saiu da zona de pontuação. Na última volta, o brasileiro da Williams abandonou a prova com problemas no carro. A ultrapassagem do australiano não adiantou muito. Após a corrida, ele foi punido por usar a parte de fora da pista para superar Pérez, teve 20s adicionados a seu tempo total e perdeu - para o mexicano - o ponto que havia conquistado.
Voltas depois, a dupla da Sauber se envolveu em dois incidentes com Hulkenberg. Primeiro, Pérez deu um leve toque na Force India. Logo após, o alemão tentou passar Kobayashi, os dois se tocaram, danificaram seus carros e precisaram ir para os boxes. Enquanto a corrida “pegava fogo” no meio do pelotão, Vettel seguia tranquilamente na ponta para assegurar a vitória. O alemão da RBR cruzou a linha de chegada nove segundos à frente de Button. A terceira posição ficou o líder do campeonato, Alonso.
No alto do pódio, Sebastian Vettel 'riu por último' no fim de semana em Cingapura (Foto: AP)
A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas para o GP do Japão, 15ª etapa da
temporada. O treino classificatório e a corrida no tradicional circuito
de Suzuka terão transmissão ao vivo da TV Globo, e em Tempo Real pelo
GLOBOESPORTE.COM.Confira o resultado final do GP de Cingapura:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 2h00m26s144
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 8s959
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 15s227
4 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 19s063
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 34s759
6 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 35s700
7 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 36s600
8 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 42s800
9 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 45s800
10 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 50s600
11 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 47s100 (*)
1112 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
13 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
14 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 1 volta
15 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a 1 volta (**)
16 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 1 volta
17 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a 1 volta
Fonte/GloboEsportes
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