domingo, 27 de janeiro de 2013

Djokovic conquista o tri do Aberto da Austrália e entra para a história


Número um do mundo se tornou o primeiro tenista na era Aberta a conquistar três títulos do Grand Slam seguidos


Novak Djokovic - Australian Open (Foto: Manan Vatsyayana/AFP)

Após ser derrotado por Andy Murray na final do último Grand Slam de 2012, o Aberto dos EUA, Novak Djokovic aproveitou a oportunidade da revanche e conquistou neste domingo o tricampeonato do Aberto da Austrália. Com isso, ele se tornou o primeiro tenista a ganhar três títulos seguidos no torneio na era Aberta (desde 1968). O número um do mundo bateu o britânico por 3 sets a 1, parciais de 6-7 (2-7), 7-6 (7-3), 6-3 e 6-2.
Com a vitória sobre o terceiro do ranking, Djokovic soma quatro títulos na Austrália (ele venceu em 2008) e se iguala ao americano Andre Agassi e ao suíço Roger Federer como maior campeão do torneio. Esta foi a 21ª vitória seguida de Djokovic no Grand Slam. A última foi em 2010, quando ele caiu para o francês Jo-Wilfried Tsonga nas quartas de final.
Novak Djokovic e Andy Murray já haviam se enfrentado em 2011, quando o sérvio conquistou o primeiro título de seu tricampeonato. No ano seguinte, ele foi campeão após superar o espanhol Rafael Nadal em jogo que durou 5h53, recorde de uma final de Grand Slam.

Novak Djokovic em ação durante a partida (Foto: Greg Wood/AFP)
O jogo
A decisão começou disputada game a game, com Djokovic liderando a parcial até o 6-5. No período decisivo, o sérvio desperdiçou duas bolas com erros e Murray teve a chance de levar o set ao tie-break. No desempate, ele fez 6-0 e garantiu a vitória na primeira etapa por 7-6 após fazer parcial de 7-2.
Na etapa seguinte, o equilíbrio voltou a se repetir, só que desta vez Murray passou a comandar o set e liderar as parciais. O sérvio conseguiu salvar o set ao confirmar saque em game difícil e fazer 6-6, levando o período novamente ao tie-break. No desempate, Djokovic igualou o placar após bola na rede de Murray, e fechou em 7-3.
Nos sets seguintes, Murray caiu de nível de Djokovic passou a comandar o jogo. No quarto ele assumiu a liderança da partida ao fazer 6-3 e no seguinte confirmou seu tricampeonato ao fazer 6-3, em erro do britânico.

Fonte/Lancenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário