terça-feira, 30 de abril de 2013

Barretão tem restrições de segurança



O projeto arquitetônico do Barretão possui problemas e ainda não foi aprovado pelo setor de análise do Corpo de Bombeiros. Foi dado um prazo de dez dias para que o empresário Marcone Barreto faça a adequação do projeto para que o estádio possa entrar na lista de visitas de inspeção. Todas são relativas a questão de segurança do público. Responsável pela assessoria de imprensa da corporação, Luciano Couceiro, afirmou que se dentro do prazo estipulado os problemas apontados não forem resolvidos, o processo do estádio de Ceará Mirim vai regressar ao ponto inicial. Além disso, ele informou que não existe data definida para realização da visita técnica.
Alex Padang disse que CBF marcou vistoria no Barretão no dia 3
Alex Padang disse que CBF marcou vistoria no Barretão no dia 3
As falhas apresentadas no projeto arquitetônico, até certo ponto são consideradas simples de resolver. Falta, por exemplo, indicar na planta a localização de bares e os espaços destinados para lojas, que possam reunir público. Os bombeiros exigem que estes locais fiquem no mínimo a 5 metros de distância das saídas de emergência, para não comprometer a evacuação do público.

Na planta baixa, também não está indicada as áreas destinadas aos carros de emergência, são exigido dois acessos para carros do Corpo de Bombeiros e das ambulância tipo UTI, em lados opostos do estádio. Os acessos devem ter dimensões mínimas de 20 metros de comprimento com 8 metros de largura.

Também foi observada a não conformidade com a largura de algumas escadas do estádio, que pela legislação deve ter no mínimo 80 centímetros de largura.

As outras falhas apontadas foram com relação as portas de saída de emergência que devem dispor de barra anti pânico e a falta de indicação na planta dos guarda-corpos central e lateral dos acessos radiais.

Também falta esclarecer as dúvidas em relação aos camarotes do setor leste, essa parte terá de ser discutida com projetista, uma vez que não se encontra bem especificada no projeto apresentado. No memorial está indicado que a escada de segurança existente no Barretão é de madeira, material que não é aceito pelas normas de segurança que exige que esse tipo de equipamento seja feito de material não inflamável. Por último falta mostrar também o corte com a inclinação das arquibancadas e a abertura para visualização da sala de comando e controle.

O presidente do América, Alex Padang, disse que só voltará a falar na realização de um evento teste no estádio, quando com todos os laudos  de segurança estiverem liberados.

Falhas

- Os locais de público devem ter uma distância mínima de segurança de 5m para as saídas de emergência;

- Indicar em planta baixa a sinalização das áreas destinadas as viaturas de emergência;

- Esclarecer dúvida em relação ao camarote do setor leste (discutir com o projetista);

- No memorial, existe a informação que a escada de segurança é de madeira, a qual deverá ser de material incombustível;

- Mostrar corte com a inclinação das arquibancadas, abertura para visualização da sala de comando e controle.

Fonte/TribunadoNorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário