terça-feira, 2 de abril de 2013

FIFA oficializa hoje, tecnologias de linha de gol

A Fifa deve oficializar na manhã desta terça-feira a escolha das tecnologias de linha de gol (TLG) a serem usadas na próxima Copa das Confederações, que começa no dia 15 de junho.
Ainda não há informações se mais de uma das quatro TLGs aprovadas até agora serão escolhidas pela entidade. Estão na briga para fornecer a tecnologia ao torneio os seguintes sistemas: Hawk Eye, GoalRef, CAIROS e GoalControl. São eles os únicos com o selo de aprovação da Fifa e que estão aptos a ceder seus produtos para jogos de futebol.
A decisão de introduzir tecnologia no esporte foi tomada pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, a partir de um erro de arbitragem no duelo entre Alemanha e Inglaterra na Copa de 2010. Na ocasião, o meia Lampard arriscou um chute de fora da área, a bola bateu dentro do gol e saiu. O gol não foi validado, o que revoltou Blatter.
Desde então, o político suíço tem sido um grande advogado da causa, finalmente introduzindo-a em uma reunião da Ifab (responsável pelas mudanças nas regras do futebol) no início de 2012. Desde então, um convite aberto foi feito para que empresas candidatem suas tecnologias. Elas passam por uma série de procedimentos, que incluem testes práticos, de instalação e adaptabilidade, até receberem o selo de aprovação da entidade.
Jogo entre Inglaterra e Ucrânia na Eurocopa do ano passado também teve polêmica (Foto: Sergei Supinsky/AFP)
Recentemente, mais duas empresas tiveram seus produtos aprovados e entraram na briga para fornecer seus sistemas para a Copa das Confederações.
O LANCE!Net entrou em contato com as quatro empresas que têm o selo de aprovação Fifa. O resultado das entrevistas, junto com especificações sobre como elas funcionam, estão abaixo.
Sistema deve permanecer
As empresas de tecnologia na linha do gol torcem para entrar na Copa das Confederações e na Copa do Mundo não apenas para utilizar os torneios como vitrine para outros países, mas também para que fiquem nos estádios do Brasil.
A Fifa tem um projeto de manter os sistemas nos estádios em um programa de legado no país, já que pelo menos por enquanto, a implementação da tecnologia nos estádios é cara (nenhuma empresa divulgou o valor exato).
Pensando nisso, a GoalControl é uma empresa que já quer abrir fábricas e escritórios no Brasil.
– O lado comercial também faz parte da decisão, e no mercado brasileiro, já fizemos a nossa estrutura de preços e serviços – adianta Björn Lindner, que desenvolveu a tecnologia alemã da GoalControl.
Esta empresa e a GoalRef foram as únicas que já fizeram algum tipo de parceria. Mas não para o desenvolvimento da tecnologia, mas sim do relógio que fica com o juiz. Em conjunto, elas contrataram uma empresa suíça para isto.
CAIROS
A CAIROS foi a terceira tecnologia a ser aprovada pela Fifa. Ela utiliza um sistema que fica dentro da bola, que cria um campo magnético para determinar se a linha do gol foi totalmente ultrapassada. É operada por apenas uma pessoa e o árbitro recebe a notificação em tempo real.

Fonte/Lancenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário