Presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol diz que disputa
será semelhante a deste ano, com 'pequenas alterações' na primeira fase
José Vanildo alega que a mudança se fez necessária em virtude do calendário diferenciado do futebol brasileiro em 2014. Ele conta que ainda serão realizadas reuniões com representantes de todos os clubes que disputam o Estadual, mas que a tendência é oficializar o novo formato da competição até a próxima semana.
-Temos um esboço que está sendo discutido e deve mesmo entrar em vigor. A nossa ideia é começar o campeonato no dia 12 de janeiro e encerrá-lo em 13 de abril, data limite estabelecida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A divisão das equipes em grupos é para encurtar a disputa e respeitar a realização da Copa - falou ao GLOBOESPORTE.COM.
Ainda de acordo com o mandatário da FNF, os clubes de cada grupo jogarão entre si em partidas de ida e volta. Os campeões de cada chave se enfrentam em mais dois jogos e decidem o título da primeira fase, que garante vaga na Copa do Brasil de 2015. O rebaixado para a segunda divisão do Estadual também será decidido em um mata-mata, com a pior equipe do grupo da região metropolitana enfrentando o lanterna da chave do interior.
- Foi a forma mais justa e prática que encontramos para definir o campeão da primeira fase e o clube rebaixado sem prolongar o campeonato – declarou José Vanildo.
Caso o "esboço" do Estadual 2014 seja corfirmado, ABC, Alecrim, Globo FC e Palmeira-RN formariam o grupo da região metropolitana, enquanto Baraúnas, Santa Cruz-RN, Corintians-RN e Assu estariam na chave do interior. Potiguar de Mossoró e América-RN, atuais campeão e vice do Rio Grande do Norte, só entram no Estadual 2014 na segunda fase da disputa, depois que participarem da Copa do Nordeste.
Fonte/GloboEsporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário