Há pouco menos de duas semanas, quando divulgou a ‘primeira parte’ da convocação da Seleção Brasileira para o amistoso contra a África do Sul, em Joanesburgo, no dia 5 de março, Luiz Felipe Scolari revelou que poderia surpreender e chamar novidades no complemento da lista – última antes do anúncio dos 23 convocados para a Copa do Mundo de 2014. Nada feito. Nesta segunda-feira, o comandante divulgou o nome dos três atletas que completarão a delegação nacional, e não houve surpresas. Os chamados foram o goleiro Jefferson, do Botafogo, e os atacantes Fred, do Fluminense, e Jô, do Atlético-MG.
Como havia dito na entrevista da primeira parte da convocação, Felipão mostrou-se preocupado em não convocar mais de um jogador de uma mesma equipe brasileira, para não prejudicá-la neste início de temporada. Por outro lado, preferiu não fazer novos testes. Jefferson, Fred e Jô vêm sendo presenças constantes nas listas do treinador, que, inclusive, chamou os três para a disputa da Copa das Confederações, em julho do ano passado – na ocasião, Jô substituiu o lesionado Leandro Damião, que teve de ser cortado.
O ataque, aliás, representava a maior esperança de surpresas para este amistoso contra a África do Sul. Fred vem sofrendo com lesões nos últimos meses, e não disputa uma partida pelo selecionado canarinho desde agosto do ano passado. Nomes como os de Alan Kardec, do Palmeiras, Leandro Damião, do Santos, Diego Tardelli, do Atlético-MG, Hernane, do Flamengo, e Walter, do Fluminense, eram cotados para figurar na lista, até porque Felipão deu a entender que testaria novidades no setor ofensivo. Nada feito. Fred segue sendo o homem de confiança de Scolari.
A partida contra a África do Sul será a última da Seleção Brasileira antes da convocação final para a Copa do Mundo de 2014, no dia 7 de maio. O amistoso a ser realizado em Joanesburgo, no dia 5 de março, porém, não será o derradeiro do Brasil antes da estreia no Mundial.
Os comandados de Luiz Felipe Scolari ainda farão dois jogos de preparação durante a concentração para o principal torneio de futebol do planeta: o primeiro, no dia 3 de junho, provavelmente contra o Panamá no Serra Dourada (Goiânia), e o segundo, no dia 6 de junho, contra a Sérvia no Morumbi (São Paulo).
“É mais uma oportunidade para reunir o grupo, a última antes da convocação final da Copa do Mundo. Será um teste importante, com uma seleção africana, que recentemente venceu a Espanha, e um bom momento para conversar com os jogadores e a comissão técnica sobre o planejamento para a competição”, avaliou Luiz Felipe Scolari.
Confira a lista completa
Goleiro Julio Cesar (Queens Park Rangers-ING)
Jefferson (Botafogo)
Zagueiros David Luiz (Chelsea-ING)
Dante (Bayern de Munique-ALE)
Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA)
Laterais Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Rafinha (Bayern de Munique-ALE)
Meio-campo Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE)
Paulinho (Tottenham Hotspur-ING)
Fernandinho (Manchester City-ING)
Ramires (Chelsea-ING)
Meia-atacante/ atacante Oscar (Chelsea-ING)
Hulk (Zenit-RUS)
Bernard (Shakhtar Donetsk-UCR)
Willian (Chelsea-ING)
Neymar (Barcelona-ESP)
Fred (Fluminense)
Jô (Atlético Mineiro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário