domingo, 30 de março de 2014
Lewis Hamilton vence GP da Malásia
Incontestável, Lewis Hamilton vence o Grande Prêmio da Malásia sem deixar dúvidas do seu domínio no circuito neste final de semana. O piloto inglês, que cravou a pole no sábado, não largou mais a liderança da prova e ainda viu seu companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, fechar a dobradinha. Sebastian Vettel, da Red Bull, mostrou que a equipe está viva no campeonato e chegou na terceira colocação.
Em quarto lugar, Fernando Alonso, da Ferrari, tomou posição de Ricciardo, da Red Bull, e Hulkenberg, da Force India, o primeiro, abandonando a prova após seguidos erros no pit stop, e o segundo, terminando-a em quinto. Jenson Button, da McLaren, foi o sexto, seguido de perto por Felipe Massa e Valtteri Bottas, da Williams. Kevin Magnussen, da McLaren foi o nono e Daniil Kvyat, da STR, fechou o Top 10.
Lewis Hamilton venceu de ponta a ponta o GP da Malásia de Fórmula 1, sem dar chance aos adversários fez pole e liderou a prova do início ao fim (Foto: Roslan Rahman/AFP)
Antes da metade da prova, os pilotos, mais juntos, se alternavam em suas posições, com boas perseguições e ultrapassagens. Após a volta 28, já mais distantes, a corrida foi morna, tendo apenas uma briga por posição até o fim da prova, com Felipe Massa pressionando Jenson Button pelo sexto lugar.
No fim, ainda que em uma prova sem maiores emoções, a Mercedes mostrou que vem com tudo para brigar pelo título de pilotos e construtores neste ano, tendo um carro ainda muito à frente dos outros. Já a Red Bull e seu tetracampeão Vettel, deixaram claro que estão de volta. Fernando Alonso mostrou que segue sendo o bom e velho espanhol voador de sempre, ainda que a Ferrari não possua o mesmo carro confiável da Mercedes. Hulkenberg e a Force India foram a grande surpresa do final de semana e McLaren e Williams mostraram que ainda tem muito a fazer em seus carros para brigar com vitórias.
Largando em 13º, Felipe Massa faz boa corrida de recuperação e termina a participação no GP da Malásia com a sétima colocação, uma à frente de seu companheiro, Valtteri Bottas
A CORRIDA:
Logo na largada, Rosberg mostra arrojo e, colado no muro, ultrapassa Sebastian Vettel pelo segundo lugar, o alemão da Red Bull, por sua vez, não faz boa largada e perde posição ao companheiro Ricciardo. Bottas, que vinha pelo lado bom da pista, fez ótima largada, pulando várias posições antes da primeira curva, junto de seu companheiro, Felipe Massa, que pulou para nono. Com um pneu furado por Magnussen, Raikkonen foi forçado a parar e caiu para último.
Após poucas voltas, Vettel recuperou a posição de Ricciardo e Hamilton já ditava o tom do que seria a corrida, abrindo nove segundos na décima volta ao terceiro colocado. Punido, Magnussen cedeu o oitavo lugar a Massa, enquanto o brasileiro tirava volta após volta a distância que Button, o sétimo, havia aberto.
Com a primeira série de pit stops, os pilotos mantiveram suas posições, com Hamilton abrindo na liderança em relação ao terceiro, Vettel, com 11 segundos, e bem colocado em relação à Rosberg, com 6.
Na metade da prova, Felipe Massa abriu mais uma série de pit stops, e viu a distância para Button, que era de dois segundos, subir para dez. Depois, foram os líderes que pararam e, um a um, movimentavam as posições no grid.
Na 39ª volta, uma notícia assustou o brasileiro: o circuito aguardava chuva. Mas, após muita comunicação entre pilotos e suas equipes, apenas uma chuva leve caiu em Sepang, sem prejudicar o andamento da prova.
Poucas voltas depois, Ricciardo viu a equipe Red Bull "acabar" com sua corrida. O piloto que andava na quinta colocação, parou na saída dos boxes, após ver seu time colocar a roda dianteira esquerda do seu carro de maneira errada. Depois, ao corrigir esse problema, sua asa dianteira se soltou e furou o pneu e, por fim, o australiano recebeu uma punição de dez segundos. A fase não estava boa para Ricciardo, que abandonou a prova após tanto "azar".
Faltando algumas voltas para o fim, Massa enconstou de vez em Button e forçou a ultrapassagem, mas não foi feliz e encerrou a corrida na sétima posição. Mas, Felipe pode "relembrar" seus tempos de Ferrari, ao ouvir no rádio uma mensagem de sua equipe, com duas voltas para o fim, que dizia: Bottas está mais rápido que você. Ainda assim, o brasileiro não cedeu a posição, foi atacado pelo finlandês, mas manteve o posto.
Entre os seis primeiros, não houve alterações, com Lewis Hamilton vencendo de ponta a ponta e Rosberg em segundo, Vettel com a terceira colocação e Alonso com a quarta. No quinto lugar, a surpresa Nico Hulkenberg, seguido por Button, Massa e Bottas. Após ser punido e ter problema com a asa de seu carro, Magnussen se recuperou bem e terminou em nono, com Kvyat fechando o top 10.
Confira as posições finais do GP da Malásia de Fórmula 1:
1 - Lewis Hamilton (ING) Mercedes
2 - Nico Rosberg (ALE) Mercedes
3 - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull
4 - Fernando Alonso (ESP) Ferrari
5 - Nico Hulkenberg (ALE) Force India
6 - Jenson Button (ING) McLaren
7 - Felipe Massa (BRA) Williams
8 - Valtteri Bottas (FIN) Williams
9 - Kevin Magnussen (DIN) McLaren
10 - Daniil Kvyat (RUS) STR
11 - Romain Grosjean (FRA) Lotus
12 - Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari
13 - Kamui Kobayashi (JAP) Caterham
14 - Marcus Ericsson (SUE) Caterham
15 - Max Chilton (ING) Marussia
Abandonaram:
Daniel Ricciardo (AUS) Red Bull
Esteban Gutiérrez (MEX) Sauber
Adrian Sutil (ALE) Sauber
Jean-Eric Vergne (FRA) STR
Jules Bianchi (FRA) Marussia
Pastor Maldonado (VEN) Lotus
Sergio Pérez (MEX) Force India
Fonte/Lancenet
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário