terça-feira, 8 de abril de 2014
Primeiros campeões brasileiros em 2014
Times Sampaio Corrêa, do Maranhão; e Cuiabá, do Mato Grosso, faturam o campeonato de seus respectivos estados
enviar a um amigo
Os primeiros campeões estaduais de futebol no Brasil em 2014 são equipes localizadas da Amazônia. Neste domingo (8), os times Sampaio Corrêa, do Maranhão; e Cuiabá, do Mato Grosso, conquistaram o campeonato de seus respectivos estados.
No Campeonato Maranhense, o Sampaio Corrêa confirmou sua hegemonia ao faturar seu quarto título nos últimos cinco anos - e o 32° de sua história, recorde absoluto no estado. A 'Bolívia Querida', como o time é conhecido, venceu os dois turnos do torneio e faturou o caneco por antecipação. O segundo turno foi conquistado frente ao arquirrival Moto Clube.
Para o capitão do Sampaio Corrêa, Arlindo Maracanã, o segredo da conquista foi a manutenção da base que gerou bons frutos ao clube nos últimos dois anos, especialmente o acesso à série B do Campeonato Brasileiro de Futebol em 2013. “Acho que o nosso maior mérito foi a continuidade de um projeto que começou lá atrás. Começar um campeonato sem nada é difícil, mas o Sampaio já tinha uma base, apostou nela e deu certo”, afirmou à reportagem do Portal Amazônia.
Com a conquista do título estadual, o foco do Sampaio Corrêa, que completou 90 anos de história em 2013, volta-se para a disputa da série B do Brasileirão. A estreia do time maranhense será no dia 18 de abril, contra o Paraná, em São Luís. “O trabalho em equipe vai ser fundamental para uma boa campanha. Precisamos de um elenco grande porque a Série B é um campeonato mais longo, com mais jogos. Nosso objetivo primeiramente é não cair, depois a nossa intenção é ficar entre os dez primeiros. Vamos trabalhar assim, meta a meta. Uma casa não se constrói por um telhado; e sim pelo alicerce”, filosofou o capitão da equipe.
Festa em Cuiabá
A história do Cuiabá Esporte Clube é um capítulo à parte do futebol mato-grossense. O clube foi fundado apenas em dezembro de 2001 e disputou nove vezes a divisão de elite estadual. Deste total, o Cuiabá foi campeão em cinco edições, sendo três delas nos últimos quatro anos – o time ainda foi vice-campeão estadual em 2012.
A conquista mais recente veio neste domingo (6), com uma vitória por 1 a 0 sobre o Luverdense. Como o Cuiabá também havia vencido o jogo de ida por 1 a 0, a equipe ficou com o título. O gol da vitória nas duas partidas foi marcado pelo zagueiro e capitão Samuel, que usou a camisa 295 em homenagem ao aniversário de 295 anos da cidade de Cuiabá nesta terça-feira (8). "Estou muito feliz pelos gols e pelo título conquistado com esse grupo. Vale ressaltar a importância da humildade do elenco, sem vaidade e com muita união. Esses fatores, juntamente com o trabalho da comissão técnica e dedicação dos atletas, resultou na conquista", disse Samuel.
Segundo o vice-presidente do Cuiabá, Cristiano Dresch, o planejamento do clube influenciou diretamente na conquista do título. “Todo o investimento que fizemos deu resultado. Temos uma estrutura boa, com boas condições de trabalho. Os salários aqui são sempre em dia, temos uma folha salarial de R$ 90 mil por mês. É claro que esse valor vai aumentar para a disputa da série C [do Campeonato Brasileiro de Futebol], que é uma competição muito mais difícil. Esse time que jogou o mato-grossense é muito jovem, mas fizemos uma mescla boa com jogadores experientes”.
Jogos na Arena Pantanal
Ainda segundo Dresch, o Cuiabá pretende mandar suas partidas na série C na Arena Pantanal, estádio da capital mato-grossense para a Copa do Mundo de Futebol. “Temos um interesse muito grande em jogar lá. Cuiabá é uma cidade grande, mas infelizmente hoje só temos um estádio com um campo de qualidade, que é a Arena [Pantanal]. Temos muita dificuldade quando vamos jogar no [estádio] Dutrinha. É um estádio antigo, com 60 anos, e tem o mesmo gramado desde a inauguração. Nossa ideia é fazer alguns jogos na Arena antes mesmo da Copa”, revelou.
Fonte/PortalAmazônia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário