Neymar
que se cuide! Na Copa do Mundo, o craque brasileiro pode ser preso caso
não cumpra as regras do Mundial. O atacante brasileiro, principal astro
da seleção, pode acabar no xadrez por conta das publicidades feitas no
momento errado. O assunto veio à tona após o jogador do Barcelona
exibir, durante a final da Copa do Rei contra o Real Madrid, a cueca que
usava para chamar atenção à marca.
No decorrer do jogo, foi possível flagrar a atitude por cinco vezes, tanto no primeiro como no segundo tempo. Caso repita o gesto na Copa do Mundo, Neymar pode se complicar. De acordo com o advogado Gustavo Lopes, mestre de direito esportivo, em entrevista à Folha de S. Paulo, as regras da Copa não permitem esse tipo de propaganda.
O marketing de emboscada, como diz o Lopes, é passível de prisão na Copa do Mundo e se caracteriza por fazer propaganda de um patrocinador que não está oficialmente ligado ao Mundial. Os contratos de patrocínio estão entre as principais preocupações da Fifa para o evento, já que é nesse quesito que a entidade lucra mais. Por isso, é bom que Neymar ande na linha durante o torneio no Brasil.
Um mês antes, o atacante havia estrelado o lançamento da nova campanha da Lupo, com o título de “cueca da sort”. O jogador é garoto-propaganda da marca desde agosto de 2011. A sorte, porém, não apareceu em campo. O Barcelona perdeu por 1 a 0 e foi eliminado nas quartas de final da competição.
A propaganda, proibida pela Fifa e pela Uefa, aconteceu na partida do último dia 9 foi mostrada ao vivo pela Globo e pela Band e foi líder de audiência entre às 15h45 e 17h45. Na Globo, a partida teve 10,7 pontos de audiência. Na Band, atingiu pico de seis pontos. Segundo o Ibope, cada ponto representa 183.520 pessoas. No total, o jogo foi visto, apenas na Grande São Paulo, por 3.064.784 pessoas.
No decorrer do jogo, foi possível flagrar a atitude por cinco vezes, tanto no primeiro como no segundo tempo. Caso repita o gesto na Copa do Mundo, Neymar pode se complicar. De acordo com o advogado Gustavo Lopes, mestre de direito esportivo, em entrevista à Folha de S. Paulo, as regras da Copa não permitem esse tipo de propaganda.
O marketing de emboscada, como diz o Lopes, é passível de prisão na Copa do Mundo e se caracteriza por fazer propaganda de um patrocinador que não está oficialmente ligado ao Mundial. Os contratos de patrocínio estão entre as principais preocupações da Fifa para o evento, já que é nesse quesito que a entidade lucra mais. Por isso, é bom que Neymar ande na linha durante o torneio no Brasil.
Um mês antes, o atacante havia estrelado o lançamento da nova campanha da Lupo, com o título de “cueca da sort”. O jogador é garoto-propaganda da marca desde agosto de 2011. A sorte, porém, não apareceu em campo. O Barcelona perdeu por 1 a 0 e foi eliminado nas quartas de final da competição.
A propaganda, proibida pela Fifa e pela Uefa, aconteceu na partida do último dia 9 foi mostrada ao vivo pela Globo e pela Band e foi líder de audiência entre às 15h45 e 17h45. Na Globo, a partida teve 10,7 pontos de audiência. Na Band, atingiu pico de seis pontos. Segundo o Ibope, cada ponto representa 183.520 pessoas. No total, o jogo foi visto, apenas na Grande São Paulo, por 3.064.784 pessoas.
Fonte: Lídia Brito
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