Lewis Hamilton celebra com a torcida britânica após sua segunda vitória no GP da Inglaterra (Foto: Reuters)
Companheiro de Felipe Massa na Williams, Valtteri Bottas fez uma bela corrida de recuperação, largando em 14º e chegando em segundo, logo à frente de Daniel Ricciardo (RBR), que completou o pódio.
O brasileiro, por sua vez, em um fim de semana que era para ser de comemoração pelos seus 200 GPs de Fórmula 1, amargou mais um dia de azar. Após ter problemas na embreagem na largada e cair para último, Massa foi surpreendido por uma barbeiragem de Kimi Raikkonen ainda na primeira volta. O finlandês perdeu o controle de sua Ferrari ao escapar na entrada da reta oposta, bateu no guard rail e cruzou a pista desgovernado (saiba mais). Felipe tentou desviar, mas não teve tempo (veja a batida em vários ângulos no vídeo).
Felipe Massa ainda voltou aos boxes, mas não pôde continuar na prova por causa dos danos no carro (Foto: AFP)
Enquanto Kimi deixou o carro com mancando, o piloto paulista ainda seguiu para os boxes com um pneu furado, mas não pôde continuar em razão dos danos em sua Williams. A prova ficou interrompida por quase uma hora para a reparação do guard rail danificado com o forte impacto do "Homem de Gelo".
Kimi Raikkonen bateu forte e destruiu sua Ferrari em Silverstone (Foto: Reuters)
Em um GP recheado de disputas, uma se sobressaiu: um duelo “de gente grande”, entre dois campeões mundiais: Sebastian Vettel e Fernando Alonso. Protagonistas nas últimas temporadas, os rivais estrelaram um pega por mais de dez voltas pela quinta colocação, com direito a toque, curvas lado a lado e muita reclamação pelo rádio. Após dar vários botes e ver o espanhol fechar a porta, o alemão levou a melhor a cinco voltas do fim (reveja os melhores momentos da emocionante briga no vídeo). Eles chegaram logo atrás de Jenson Button. O inglês da McLaren, que correu com capacete rosa em homenagem ao pai, falecido em janeiro, não conseguiu subir ao pódio, fez uma exibição que teria deixado o carismático John muito orgulhoso. Kevin Magnussen (McLaren), Nico Hulkenberg (Force India), Daniil Kvyat (STR) e Jean-Eric Vergne (STR) completaram os dez primeiros que marcaram pontos.
Após a vitória de Hamilton na Inglaterra, o próximo duelo da dupla da Mercedes é daqui a duas semanas, dessa vez na casa de Rosberg. A TV Globo transmite o GP da Alemanha ao vivo no dia 20 de julho, às 9h (horário de Brasília).
A corrida
Na largada, o pole Rosberg manteve a liderança, enquanto o segundo colocado Vettel perdeu posições para Button, Magnussen e Hamilton, que partia em sexto. O britânico da Mercedes e o alemão da RBR chegaram a se tocar. Em um grid onde carros da Ferrari e Williams começavam no meio do pelotão, Kimi Raikkonen rodou sozinho e acabou tirando Felipe Massa da corrida. O brasileiro, que começava em 15º, teve um problema na embreagem, ficou parado no grid e caiu para último. Após alcançar rapidamente o pelotão, Felipe se deparou com o carro do finlandês cruzando a pista desgovernando, tentou desviar e não conseguiu. Kimi havia espalhado na entrada da reta oposta e ao tentar voltar para a pista, pegou um desnível entre a grama e o asfalto e acabou rodando. O “Homem de Gelo” saiu mancando do carro e foi levado para exames, enquanto Massa ainda conseguiu voltar aos boxes, mas não pôde continuar devido aos extensos danos em seu carro.
Por causa do acidente, a corrida foi interrompida com bandeira vermelha. Após quase uma hora de paralisação, o prova foi reiniciada com o pelotão atrás do safety car, respeitando as posições no momento do acidente.
Rosberg manteve a ponta, seguido por Button, Magnussen, Hamilton, Vettel, Hulk, Ricciardo, Kvyat, Bottas e Bianchi. Mas as McLarens não conseguiram se segurar por muito tempo na frente de Hamilton. O campeão mundial de 2008 deixou os dois rivais para trás com facilidade e assumiu a segunda posição.
Alonso escala pelotão
O show nesse momento ficava a cargo de Fernando Alonso. Em cinco voltas, partindo da 13ª posição, o espanhol deixou para trás Gutiérrez, Sutil, Bianchi, Ricciardo e Hulkenberg para assumir a oitava colocação. Mas a reação do piloto da Ferrari foi praticamente em vão. Ele foi penalizado com um stop and go de cinco segundos por ter largado na posição errada. Punição que pôde ser cumprida em seu pit stop.
Mais para trás, o mexicano da Sauber, em disputada com Maldonado, chegou a levantar o carro da Lotus, em um lance que lembrou o incidente envolveu os dois no Bahrein, mas em posições inversas. Com a asa dianteira quebrada, Gutiérrez acabou parando na brita.
Do pelotão da frente, Vettel abriu a rodada de pit stops, mesmo estando de pneus duros, na volta 11. Ricciardo foi para os boxes cinco giros depois. Bottas era outro que se destacava. O finlandês saiu da nona posição na relargada para o terceiro lugar, com direito a belas manobras sobre Magnussen e Button. Mais na frente, Hamilton descontava a desvantagem para o líder Rosberg.
Ciente da aproximação de Lewis, Nico preferiu ir para os boxes na 19ª volta. Ele seguiu com compostos macios e retornou em segundo. Hamilton fez o pit stop seis voltas depois e optou uma estratégia diferente, colocando pneus duros. A parada, no entanto, foi mais lenta que a de Rosberg, em razão de um atraso na colocação da roda traseira esquerda. A diferença entre Nico e Hamilton ficou em 5s.
Rosberg abandona
Apesar de estar com compostos mais duros, e por isso mais lentos, o britânico conseguia descontar a desvantagem para Rosberg. Foi então que o câmbio, que já tinha assustado o alemão em alguns momentos da prova, quebrou de vez, forçando o piloto a parar na grama e fazendo a ponta cair no colo de Hamilton.
Com o abandono de Nico, Bottas subiu para segundo e Vettel, terceiro. Pouco depois, o companheiro de Massa fez seu segundo pit stop e retornou à pista em terceiro, logo atrás do tetracampeão. Por pouco tempo: o finlandês logo deu o bote em cima do alemão e reassumiu o segundo lugar. Logo depois, Vettel fez seu pit stop e retornou em quarto, atrás de Button. Ainda com pneus frios, perdeu também a terceira posição para Alonso. Porém, assim que seus compostos esquentaram, o tetracampeão passou a pressionar o rival. O alemão deu o bote, mas o espanhol deu o troco na curva seguinte e se manteve na frente.
Enquanto isso, Hamilton liderava com tranquilidade, com 40s de vantagem sobre o segundo colocado, Valtteri Bottas. O finlandês da Williams, por sua vez, tinha dez segundo de vantagem sobre Ricciardo, que possuía mais dez sobre Button. A vantagem do britânico era tanta que ele fez seu segundo pit stop, colocou pneus duros, e voltou à pista 20s à frente de Bottas.
Mas os holofotes continuavam sobre o duelo Vettel x Alonso. O alemão acompanhava o espanhol de perto e reclamava diversas vezes pelo rádio que o piloto da Ferrari excedia os limites da pista, pressionando por punição. A cinco voltas do fim, os rivais quase se tocaram, fizeram a curva da entrada da reta lado a lado e o tetracampeão conseguiu, enfim, levar a melhor. Depois da briga foi a vez do espanhol reclamar pelo rádio do alemão.
Lá na frente, Hamilton seguia tranquilo, para receber a bandeirada com 30s de vantagem para Bottas. Ricciardo, que largara em oitavo, fechou o pódio, chegando mais uma vez à frente do parceiro de RBR, Vettel, que havia começado em segundo.
Confira o resultado do GP da Inglaterra, válido pela 9ª etapa da temporada 2014:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) em 2h26m52s094
2) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) + 30s135
3) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) + 46s495
4) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) + 47s390
5) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) + 53s864
6) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 59s946
7) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) + 1m02s563
8) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) + 1m28s692
9) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) + 1m29s340
10) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) - 1 volta
11) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) - 1 volta
12) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1 volta
13) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) - 1 volta
14) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) - 1 volta
15) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) - 2 voltas
16) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) - 2 voltas
17) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) - 3 voltas
Abandonaram:
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 28 voltas
Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 11 voltas
Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 9 voltas
Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 1 volta
Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 0 volta
Fonte/Globo
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