quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Clubes do RN buscam inspiração para "aprontar" na Copa do Brasil



       
Clubes do RN buscam inspiração para
Foto: Drone Mídia
Em 25 edições da Copa do Brasil, o Rio Grande do Norte só havia chegado às quartas de final em uma oportunidade. Em 2005, estrelado pelo folclórico Cícero Ramalho, o Baraúnas fez história ao eliminar o Vasco em São Januário, mas sucumbiu ao Cruzeiro de Fred e Adriano Gabiru. Agora, em 2014, um novo capítulo poderá ser escrito. ABC e América-RN estão entre os oito melhores times e sonham em repetir o feito do Sport, único nordestino que conseguiu o título do torneio. As façanhas de Criciúma (1991), Juventude (1999), Santo André (2004) e Paulista (2005) também servem como inspiração para os duelos contra Cruzeiro e Flamengo. O Alvinegro encara a Raposa no Mineirão, às 19h30, enquanto o Mecão recebe o Flamengo na Arena das Dunas, às 22h.
Anteriormente, a melhor campanha das duas equipes havia sido alcançada em 2000, quando ambas chegaram às oitavas de final, sendo eliminadas por Palmeiras e São Paulo, respectivamente. O Alvinegro caiu após dois empates com o time de Luiz Felipe Scolari. Em Natal, um 3 a 3 até hoje lembrado, com gols de Leonardo, Reinaldo Aleluia e Joãozinho para o time potiguar; e Luiz Cláudio, Agnaldo Liz e Asprilla, para o Verdão. Na volta, com o 1 a 1 no Palestra Itália, o alviverde levou a vaga. O Mecão foi eliminado pelo São Paulo, com duas derrotas: 3 a 1 e 3 a 2, respectivamente. Rogério Ceni e Evair (2) marcaram em Natal; em São Paulo, os gols foram de Fábio Aurélio, Evair e Marcelinho Paraíba.
O curioso é que os dois clubes potiguares entram nesta nova fase da competição com comandantes diferentes. Zé Teodoro e Oliveira Canindé foram os responsáveis por comandar as equipes na classificação inédita, mas caíram depois de insucessos na Série B do Campeonato Brasileiro. Moacir Júnior e Marcelo Martelotte passaram a dirigir as equipes e, apesar do pouco tempo, também enfrentam momentos turbulentos. A Copa do Brasil é, para os dois, a oportunidade de apagar as primeiras impressões deixadas e, quem sabe, fazer história.
A trajetória do ABC até as quartas de final foi bem complicada. Na estreia, perdeu para a Desportiva Ferroviária fora de casa, o que já assustou o torcedor. Em Natal, veio o alívio. Goleada por 4 a 1 e vaga assegurada. Contra o Atlético-GO, um empate em casa, e a classificação com vitória no Serra Dourada. Na terceira fase, venceu o Novo Hamburgo por 1 a 0 no Frasqueirão e, no jogo da volta, perdeu por 2 a 0. Eliminado em campo, o Alvinegro seguiu na competição porque o clube gaúcho foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva por ter utilizado o meia Preto de forma irregular. Após a "ressurreição", fez dois bons jogos contra o Vasco e, com um empate no Rio de Janeiro e uma vitória na Arena das Dunas, alcançou a classificação inédita, ao lado de 28 mil torcedores.
O América-RN passou com tranquilidade pelo Boavista, vencendo por 2 a 1 e 2 a 0. Na fase seguinte, aproveitou o desinteresse do Náutico no primeiro duelo, e goleou por 3 a 0. Depois, na Arena Pernambuco, só administrou e conquistou a vaga apesar da derrota por 2 a 0. Na terceira fase, veio a façanha que muitos jamais vão esquecer. Após perder por 3 a 0 na Arena das Dunas e praticamente "jogar a toalha", o Mecão venceu o Fluminense por 5 a 2 e silenciou o Maracanã. Nas oitavas de final, mostrou que o estádio de Natal para a Copa do Mundo tem seu peso, batendo o Atlético-PR por 3 a 0. Em Curitiba, se deu ao luxo de perder por 2 a 0.
Em 1991, ABC e Cruzeiro se enfrentaram pela primeira fase da Copa do Brasil. No primeiro jogo, no antigo Estádio Machadão, demolido para a Copa do Mundo de 2014, houve empate por 1 a 1. Na volta, a Raposa goleou por 4 a 0. Já América-RN e Flamengo jogaram pelo torneio em 1993. Depois do empate por 2 a 2 em Natal, o Fla garantiu a vaga com a vitória por 4 a 0.

- Nesse confronto entre ABC e Cruzeiro, o lateral-esquerdo Nonato, que nasceu no Rio Grande do Norte, foi a principal estrela do Cruzeiro. Em América-RN x Flamengo, brilhou a dupla formada por Souza e Bebeto. Foram duas assistências de Souza e dois gols de Bebeto. Depois, Souza foi negociado com o futebol paulista e logo chegou ao Corinthians - lembra o pesquisador Marcos Trindade.
Irregularidade na Série B
A irregularidade das duas equipes na Série B do Campeonato Brasileiro - o ABC é 12º, com 32 pontos, e o América-RN aparece na 17ª posição, com 26 - é encarada com serenidade pelos jogadores. A Copa do Brasil, na verdade, é utilizada como motivação extra para que possam reencontrar a paz na Segundona.
- São dois campeonatos diferentes. Estamos numa fase ruim no Brasileiro e, na Copa do Brasil, já é tudo diferente. Passamos por grandes equipes do Brasil, eliminando muitas delas como visitante. Vamos fazer um bom resultado contra o Flamengo, com casa cheia, para voltar a ter confiança na sequência do Brasileiro. Este duelo contra o time carioca pode representar um divisor de águas para a nossa equipe - destacou Arthur Maia, camisa 10 do América-RN.

Fonte: globoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário