quinta-feira, 18 de dezembro de 2014
Esporte Interativo lança programa em Natal
Responsável por transmitir o Campeonato Potiguar e a Copa do Nordeste, o canal Esporte Interativo está ampliando sua entrada no Rio Grande do Norte. A partir de domingo (21), a emissora vai colocar no ar um programa produzido no estado e comandado pela jornalista Dessana Araújo.
O “Craques do Nordeste” amplia a atuação do canal Esporte Interativo Nordeste, que tem sede em Recife. Natal será a única outra cidade da região a ter produção local, que contará com profissionais que já atuam na imprensa norte-rio-grandense.A ideia do programa é contar a história de jogadores que nasceram e iniciam sua trajetória no futebol na região, tendo depois destaque nacional.
“Através das histórias de vida deles pretendemos inspirar os telespectadores e seguir na tendência de elevar a autoestima do povo nordestino, que pela primeira vez tem um canal inteiro dedicado ao seu esporte”, comenta Dessana Araújo, jornalista convocada para tocar o programa.
Dessana é parte do projeto do Esporte Interativo Nordeste desde o início, trabalhando como repórter nas transmissões dos jogos da Copa do Nordeste e do Campeonato Potiguar; e diariamente produzindo conteúdo sobre os principais times do estado.
“O programa não vai apenas mostrar craques em atividade e também não ficará restrito ao futebol.Vamos mostrar todas as modalidades e ídolos do passado e presente”, diz.
O primeiro programa, que vai ao ar às 13h30 de domingo (21), terá como personagem central a ex-atleta recordista mundial Magnólia Figueiredo. A escola, diz Dessana, teve propósito de homenagear o Rio Grande do Norte enquanto estado sede da produção do Craques do Nordeste.
“Queríamos homenagear o Rio Grande do Norte, afinal é o estado onde construí minha carreira e nada melhor que mostrar a história de um dos maiores ícones esportivos do estado”, diz Dessana, que é natural do Rio de Janeiro.“No programa ela mostra relíquias como a primeira sapatilha, conta que por pouco não se dedicou a outro esporte e fala sofre o duro golpe que sofreu ao ser cortada das Olimpíadas de Barcelona, em 1992. Magnólia também fala dos sonhos e planos para o futuro”, conta a jornalista.
Apesar de ter Natal como sede, o Craque do Nordeste também terá produção em outros estados. A ideia é percorrer todas as unidades federativas da região em busca de histórias sobre personagens importantes do esporte regional e nacional. “Também podemos ir a outras cidades onde temos nordestinos se destacando”, lembra Dessana.
O projeto de produção do foi viabilizado através de uma parceria entre o canal Esporte Interativo e a TV União, que também irá veicular o Craques do Nordeste em sua grade local. A veiculação nacional ficará a cargo do Esporte interativo Nordeste. “A princípio teremos a veiculação aos domingos às 13h30 e reprise às 19h30, além de outras exibições ao longo da semana”, comenta Dessana Araújo.
A equipe do programa é formada pela produtora Adèle Oliveira, o cinegrafista Wilson Carvalho e o editor de imagens Kleberson Manoel, além de outros colaboradores.
Desafio profissional
Acostumada às câmeras, Dessana Araújo encara um novo desafio aos 32 anos. Há 11 ela atua em televisão, mas somente em 2014 teve a oportunidade de trabalhar com jornalismo esportivo.
Até então sua especialidade eram as editores de política e economia. O convite do Esporte Interativo para fazer parte da equipe que produziria conteúdo local no Rio Grande do Norte e participaria das transmissões das partidas realizadas no estado fizeram ela trocar os estúdios pela rua, onde deve passar ainda mais tempo agora nas andanças para produção do Craques do Nordeste.
“Pela primeira vez eu tenho pela frente o desafio de apresentar um programa nesse perfil mais despojado. Já tive experiências na própria TV União como apresentadora do telejornal da emissora e também como substituta nos telejornais da TV Ponta Negra”, diz, exaltando a nova empreitada.
Foram cinco meses dedicados à pré-produção, ela diz, que consistiu em gravações de pilotos, busca por personagens e preparação técnica. “É, sem dúvida, meu maior desafio em mais de uma década trabalhando em TV”, comenta.
Dessana conta que a ideia do Craques do Nordeste surgiu durante uma viagem para cobrir uma partida do Campeonato Potiguar. O projeto foi de pronto abraçado pelos jornalistas Elcio Mendonça e Ana Campos, coordenadores do Esporte Interativo Nordeste, em Recife.A ideia foi levada à direção geral do canal, no Rio de Janeiro, onde imediatamente foi dada autorização para tocar a execução do programa.
Canal do torcedor nordestino
Detentor dos direitos de transmissão do Campeonato Potiguar e da Copa do Nordeste até 2023, o Esporte Interativo comemora sua entrada agressiva no mercado nordestino. A emissora criou o primeiro canal especializado no futebol regional, o Esporte Interativo Nordeste, que hoje destaca toda a programação aos clubes dos nove estados da região e garantiu a transmissão de sete dos nove estaduais realizados.
Ontem o canal comemorou o primeiro ano do programa Resenha Esporte Clube, carro-chefe da produção regional, que é produzido em Pernambuco e apresentado pelo jornalista Bruno Reis.Em pouco tempo, o programa ganhou credibilidade e ajudou a pautar a imprensa nordestina e nacional.
Vários treinadores e jogadores que chegaram aos principais clubes da região neste período, apareceram para o público pela primeira vez no programa.“É uma satisfação muito grande, porque em pouco tempo conquistamos uma credibilidade importante com o pessoal do Nordeste, mas também de outros lugares. Com bastante frequência, temos participação de telespectadores do Rio Grande do Sul, do Pará, de São Paulo.
Nossa audiência nacional colocou o programa no Top 10 de audiência do Esporte Interativo no mês passado, três vezes. Até a reprise, às 3h da manhã tem boa audiência.”, comemora Bruno Reis.Em 2015, além da Copa do Nordeste e dos estaduais na região, o Esporte Interativo garantiu, com a exclusividade, a transmissão da Liga dos Campeões da Europa, considerada a maior competição entre clubes de futebol do planeta. Este NOVO JORNAL é parceiro do Esporte Interativo e foi escolhido o “Veículo Oficial da Copa do Nordeste” no Rio Grande do Norte.
Fonte/NovoJornal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário