terça-feira, 29 de setembro de 2015

Mapa de Curtidas: Flamengo domina em Natal; grandes do RN ficam atrás

 

Times potiguares sofrem com influências carioca e paulista com Rubro-Negro, Vasco, Corinthians e São Paulo. Maxaranguape fica com ABC; Goianinha, com América-RN

                                                   
A hegemonia é rubro-negra em todas as 167 cidades do Rio Grande do Norte, segundo o Mapa das Curtidas dos Times do Brasil. O levantamento feito pelo GloboEsporte.com em parceria com o Facebook revela a afinidade do torcedor potiguar com o Flamengo. Em Natal a maior quantidade de curtidas é do clube carioca, com 22,4%, e os dois maiores clubes do estado, ABC e América-RN, têm briga acirrada pelo segundo lugar. O Alvinegro vence o rival por 19,4% a 19,2%. O quarto colocado é o Corinthians, com 8,5%.
Mapa curtidas Natal (Foto: Reprodução)Mapa das curtidas no Rio Grande do Norte: domínio absoluto do Flamengo (Foto: Reprodução)


Das 50 cidades que mais curtem o Mecão, o destaque é para o município de Goianinha, localizado no Agreste do estado. A região, que foi adotada pelo clube americano em 2011, quando passou a disputar os jogos dos Campeonatos Potiguar e Brasileiro no estádio Nazarenão, tem 20,8% das curtidas do clube no RN, ocupando o segundo lugar. Os outros clubes mais curtidos são Flamengo, com 22,4% de curtidas; ABC, com 12,2%; e São Paulo, com 10,6%. Segundo dados do IBGE, 24.889 pessoas vivem na cidade. No total, 4.562 municípios apresentaram dados mínimos que indicam a presença de torcedores. Destes, em 43 cidades, o América-RN é o segundo clube mais curtido no Facebook.
Os números do ABC também são relevantes. Em Maxaranguape, município da Grande Natal, o clube tem 21,2% das curtidas. A cidade possui 11.628 moradores, conforme dados do IBGE. Quem lidera a tabela de curtidas é, mais uma vez, o Flamengo, com 23,6%. Após o ABC, que ocupa a segunda colocação, estão América-RN (16,8%) e Corinthians (11,8%). Em 3.122 municípios houve um índice mínimo de curtidas no Facebook para o time alvinegro. Desse montante, o ABC ocupa a segunda colocação com mais curtidas na rede social em 37 cidades.
Ads by Jungle NetAd Options
Ads by Jungle NetAd Options
Ads by Jungle NetAd Options
Ads by Jungle NetAd Options
Ads by Jungle NetAd Options
Mapa curtidas América-RN (Foto: rio grande do norte)Mapa de curtidas que destaca a presença do América-RN; Goianinha é a mais americana (Foto: Reprodução)


Entenda o projeto
O mapa das curtidas foi desenhado em uma parceria do GloboEsporte.com o Facebook. O projeto não é uma pesquisa de torcida, mas sim um retrato de curtidas de cada equipe na rede social. Os dados não podem ser considerados como pesquisa porque não têm base científica – não há estratificação por idade, classe, gênero ou outros itens que poderiam configurar a representação de uma população.
Além disso, no Facebook um mesmo torcedor, por exemplo, pode curtir mais de um time (a frequência, porém, é pequena). Até por isso, os dados do mapa são amplos. O Brasil tem 96 milhões de pessoas no Facebook, quase metade da população do país. Desses, mais de 50 milhões curtem páginas oficiais de clubes.
Para desenhar o mapa principal, o GloboEsporte.com consultou estatísticos, matemáticos e fez uma comparação entre curtidas e a população de cada município. Mas, além dele, há também o "mapa de calor" das curtidas de cada time – de acordo com seus percentuais por município. Neste mapa, a cor fica mais ou menos intensa de acordo com o número de curtidas.
Mapa curtidas ABC (Foto: Reprodução)Mapa mostra a presença do ABC entre os clubes mais curtidos no Facebook (Foto: Reprodução)
Fonte/GloboEsporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário