sábado, 3 de outubro de 2015

Médico diz que jogador está no limite


            


Médico do Esporte e Coordenador Médico do Comitê Paralímpico Brasileiro

O médico do esporte Roberto Vital é um dos mais experientes profissionais da área no Estado. Vital alerta para o aumento dos riscos de acidente do trabalho devido a mudança no perfil de exigência dos atletas de futebol. “O futebol é considerado um esporte de alto rendimento e o atleta do futebol vem sofrendo mudanças nos últimos anos com exigências físicas e psicológicas cada vez maiores levando o atleta a trabalhar perto do limite máximo de exaustão com maior predisposição a sofrer lesão”, comenta. Segundo Vital, toda lesão sofrida pelo atleta de futebol decorrente da pratica da atividade física (treinos e jogos) pode ser considerada como acidente de trabalho, desde a mais simples contusão até a morte súbita.

Magnus NascimentoRoberto Vital, médicoRoberto Vital, médico

     
Qual o procedimento do clube quando o acidente ocorre?
Quando acontecem as lesões nos atletas consideradas como acidentes do trabalho o clube tem obrigação de comunicar a previdência através da CAT – comunicado de acidente de trabalho – com o seu afastamento das suas atividades profissionais temporários ou permanente no caso de ele não mais poder trabalhar levando a uma aposentadoria.

Os clubes estão preparados?
Nos  clubes ABC e América tenho conhecimento que tem uma boa estrutura para fazer as avaliações pré participação, como prevenir e minimizar esses riscos, não tenho conhecimento como funciona nos outros clubes.

O que deveria ser feito?
Todo atleta de futebol ao ser admitido no clube, necessita abrir um prontuário médico, onde serão registrados todos os seus problemas de saúde dos mais simples aos mais complicados. Esta é uma exigência do Ministério Publico do Trabalho, FIFA e CBF.
Fonte/TribunadoNorte

Quais são os exames exigidos?
Exame admissional – é feita uma anamnese ou historia clinica do atleta e o exame físico geral e ortopédico e exames pré-participação. É um importante instrumento para a manutenção da saúde e segurança. Seu objetivo principal é identificar algumas condições que possam predispor o praticante de atividade física a lesões ostiomioarticulares e ou patologias cardiovasculares como arritmias cardíacas e até morte súbita. Nos atletas de Futebol estes exames tem um maior significado, devido as suas características e particularidades. Os atletas deverão fazer desde os exames laboratoriais (sangue, fezes, urina), cardiológicos desde ECG de repouso aos de esforços (teste ergométrico ou ergo espirometria), Ecodopler, Raio x de tórax e avaliação Isocinética (mede a força muscular dos membros superiores e inferiores). Alguns clubes com maior poder aquisitivo fazem Ressonância magnética de algumas articulações. Existem ainda exames periódicos – que podem ser semestral ou anual; Exame de retorno ao trabalho – após lesão prolongada do atleta; Exame de mudança de função – no caso do atleta não poder mais exercer sua atividade profissional; Exame demissionário -  saida ou dispensa do atleta.

Quais as medidas preventivas?
Equipamentos de proteção individual – caneleiras, short térmico, tornozeleiras,  uso de ataduras (Coban) nos tornozelos. Chuteira para campo molhado ou seco. Roupas que não absorvem o suor. Alimentação adequada. Suplementos. Boa hidratação. Evitar jogos nos horários de sol intenso. Jogos uma vez por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário