terça-feira, 17 de novembro de 2015

Brasil x Peru; Pressão ainda maior


Com apenas um triunfo em três partidas, Dunga precisa da vitória em casa diante do Peru para acalmar os críticos
Douglas Costa é uma das apostas do treinador para vencer o duelo em Salvador ( FOTO: REUTERS )
Não será possível fechar o ano na liderança das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, como Dunga desejava no melhor dos seus sonhos, mas uma vitória hoje, às 21h (de Fortaleza), diante do Peru, na Arena Fonte Nova, em Salvador, ajudará o treinador a ganhar fôlego no cargo pelo menos até março, quando a Seleção voltará a se reunir para mais uma sequência de dois jogos pela competição.
> Daniel Alves reclama de críticas
O Brasil é amplo favorito, mas Dunga não quer correr riscos. A vitória na Arena Fonte Nova é obrigação para aliviar a pressão que o treinador passou a sofrer desde o fracasso na última Copa América. "Temos de somar pontos o mais rápido possível", disse o treinador nesta segunda-feira.
Dunga tenta demonstrar confiança à torcida e não vê motivos para se sentir ameaçado no cargo em caso de tropeço diante do Peru. O Brasil está na quarta colocação das Eliminatórias, com quatro pontos, e se não derrotar os peruanos pode virar o ano fora da zona de classificação para o Mundial. "Ameaçado? Não sei por quê É o futebol, é normal a cobrança que se tem em todas as profissões. É resultado. Acho ameaçado é uma palavra um pouco forte", disse. O treinador escondeu os treinos e a escalação, mas tudo indica que ele vai abandonar o esquema com um centroavante que utilizou nas partidas contra Venezuela e Argentina para que Neymar jogue mais solto. Com a provável saída de Ricardo Oliveira e o retorno de Douglas Costa ao time titular, o treinador optará por uma formação mais leve e rápida para desarticular a defesa adversária. "Temos de jogar com as características dos nossos jogadores e tentar surpreender o adversário", limitou-se a dizer Dunga quando questionado sobre o seu plano de jogo para superar o Peru.
Discreto
Ontem, quando os jornalistas tiveram acesso ao treino que a equipe realizou no estádio de Pituaçu, os atletas já disputavam um rachão em campo reduzido. Até o ex-jogador Careca, auxiliar pontual da seleção, participou da brincadeira.
Por causa da falta de tempo para treinar e, consequentemente, de entrosamento, Dunga admite que será difícil fazer com que Neymar tenha na seleção o mesmo desempenho brilhante que passou a ter no Barcelona nos últimos jogos, desde a lesão de Messi. Mas, para o Brasil ter sucesso, o treinador sabe que o mais famoso jogador do País não pode repetir a atuação discreta que teve semana passada no empate por 1 a 1 com a Argentina.
Ficha técnica
Competição: Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018
Estádio: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data-horário: 17 de novembro de 2015 - 21h (horário de Fortaleza)
Árbitro: José Buitrago
Assistentes: Eduardo Díaz e Wilmar Navarro e Elio (Trio Fifa/Colômbia)
Transmissão: Sportv e TV Verdes Mares
Brasil
Técnico: Dunga
Alisson
Daniel Alves
Miranda
Gil
Filipe Luís
Elias
Lucas Lima
Luiz Gustavo
Douglas Costa
Neymar
Willian
Peru
Técnico: Ricardo Gareca
Farfán
Claudio Pizarro
Guerrero
Tapia
Reyna
Lobatón
Yotún
Ascues
Zambrano
Advíncula
Penny
Fonte/DiáriodoNordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário