sábado, 21 de novembro de 2015

História campeã! ABC comemora cinco anos do título brasileiro da Série C


Em 20 de novembro de 2010, o ABC empatou em 0 a 0 com o Ituiutaba-MG no Frasqueirão e sagrou-se campeão



No dia 20 de novembro de 2010 o ABC ganhou a Série C (Foto: Divulgação)
No dia 20 de novembro de 2010, o ABC ganhou a Série C (Foto: Divulgação)
Cinco anos atrás, o ABC conquistava o maior título da sua história. No dia 20 de novembro de 2010, um sábado, o Alvinegro entrava em campo contra o Ituiutaba-MG – hoje Boa Esporte-MG – no estádio Frasqueirão, precisando de um empate. Aconteceu. O 0 a 0 no placar garantiu a festa potiguar.
Antes do título, o ABC havia conquistado o acesso. Após encerrar a primeira fase do grupo B, com 12 pontos, o Alvinegro precisaria superar o Águia de Marabá, segundo colocado do grupo A, com a mesma pontuação.

Com a melhor campanha, a equipe norte-rio-grandense fez o primeiro jogo longe de Natal.  Uma longa viagem até Marabá, no Pará. Estádio pequeno, gramado ruim e muito calor. O placar? 1 a 0. Gol tranquilizante marcado por Claudemir, que havia entrado no segundo tempo, aos 43 minutos da etapa complementar.
No mata-mata, foi diferente. Em Pernambuco, as equipes não passaram de 1 a 1. No Frasqueirão, brilhou a estrela de Leandrão, que marcou duas vezes e garantiu a equipe na decisão do torneio.
Com a vantagem, o jogo da volta, em Natal, teve o Frasqueirão completamente lotado e com um diferencial: a partida foi realizada às 9 horas da manhã, horário inusitado e de muito calor na capital potiguar.
Em campo, o ABC confirmou o esperado e venceu os paraenses por 3 a 1. Leandrão, Jackson e, mais um vez, Claudemir marcaram os gols alvinegros.
O título
Com a vaga definida na segunda final da temporada, o ABC tinha o desafio de derrotar o Ituiutaba na grade final. Os mineiros haviam eliminado a dupla catarinense Chapecoense e Criciúma nas fases anteriores.
Ainda assim, o Alvinegro tinha a melhor campanha de toda a Série C do Brasileirão. Logo, a primeira partida foi em Minas Gerais. O estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia, foi o palco do duelo inicial, no dia 13 de novembro. O resultado não poderia ser melhor: vitória abecedista por 1 a 0 – gol marcado por Cascata, aos 26 minutos do 2º tempo.
Uma semana depois, o jogo mais esperado de toda a temporada até aquele momento. Frasqueirão, casa abecedista, mais uma vez com todos os espaços ocupados.
Em campo, o ABC pressionou, tentou, insistiu, mandou bola na trave, mas o placar não foi alterado. Sem prejuízo. O empate era suficiente. Festa alvinegra e primeiro título nacional na história do clube. “Foi um jogo especial, porque foi o do título”, relembrou Leandro Campos.
Memória
Comandando a equipe, estava o técnico Leandro Campos que assumia pela primeira vez na carreira um time do Nordeste. O treinador guarda boas lembranças da temporada de estreia no futebol nordestino, já que além do título nacional, também foi campeão potiguar naquele ano.
Leandro-Campos guarda boas recordações de 2010 (Foto: Divulgação/Ceará SC)
Leandro Campos guarda boas recordações de 2010 (Foto: Divulgação/Ceará SC)
“As recordações são boas. Foi uma conquista que foi importante não só para o ABC, foi também para o Rio Grande do Norte, para a comissão técnica, os torcedores e diretoria”, contou ao portalnoar.com.
Apesar de a vaga na segunda fase ter sido definida com uma rodada de antecipação, o caminho até a conquista não foi tranquilo, segundo Campos. Para ele, a manutenção da base do Estadual pesou negativamente na primeira parte do campeonato nacional. Nos oito jogos, o time conquistou três vitórias, três empates e duas derrotas.
“Nós tivemos muitas dificuldades no início da competição. Tínhamos sido campeões do Estadual e mantivemos basicamente o mesmo grupo no início da Série C. Na primeira fase, nos classificamos com uma rodada de antecedência, mas com muitas dificuldades. Apenas depois disso é que foram contratados mais seis jogadores, que deram uma estabilidade maior a equipe. Então o time ganhou uma estrutura boa”, comentou.
Na semifinal, o Alvinegro teve pela frente o Salgueiro, adversário na fase inicial fase. Nas primeiras ocasiões, duas vitórias abecedistas. Em Salgueiro por 3 a 0 e em Natal por 3 a 1.
Para Leandro Campos, a partida foi uma das mais especiais. “Foi um jogo especial por tudo que a torcida do ABC comemorou com o acesso. Além disso, aquele calor monstro daquela manhã”, declarou.
De volta
Em 2016, o Alvinegro estará mais uma vez na disputa do título da Terceira Divisão. Na atual temporada, o time natalense foi rebaixado com três rodadas de antecedência, após o empate por 2 a 2 com o Bahia-BA, na Arena Fonte Nova, na 35ª rodada.
Até aqui, com 36 jogos, o ABC somou apenas 32 pontos e está na 18ª colocação. Nesta sexta-feira, a equipe enfrenta o Botafogo-RJ, no Mané Garrincha, em Brasília, pela penúltima rodada. O confronto pode selar o título dos cariocas.
Fonte/NoAr

Nenhum comentário:

Postar um comentário