quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Neymar é convocado a depor em contrtatação pelo Barcelona

A Justiça espanhola convocou Neymar para depor como investigado no caso envolvendo sua contratação pelo Barcelona. O jogador terá de comparecer a um tribunal no dia 2 de fevereiro para explicar sua transferência. Ele é suspeito de corrupção privada e fraude. A audiência está marcado para as 10 horas da manhã (horário local). Uma hora depois, será a vez do depoimento de seu pai, Neymar Da Silva Santos, seguido por sua mãe, Nadine Gonçalves Da Silva Santos.
 
Um dia antes, o depoimento será Sandro Rosell, ex-presidente do Barcelona. O Santos, a N&N Consultoría Esportiva e Empresarial também serão ouvidos pela Justiça espanhola. 
 
Neymar, um dos três melhores jogadores do mundo em 2015, pode ser indiciado na Espanha por corrupção. A procuradoria em Madri pediu que o jogador fosse convocado para depor na condição de réu por "crimes de corrupção entre particulares e fraude" envolvendo sua contratação pelo Barcelona. O procurador José Perals também conseguiu que os dois ex-presidentes do Santos, Odilio Rodrigues e Luis Álvaro de Oliveira, também sejam ouvidos
 
A iniciativa é resultado do processo aberto pela empresa DIS, que gerenciava parte dos direitos econômicos de Neymar quando o brasileiro ainda atuava pelo Santos. O tribunal na Espanha já havia aceito o processo, que ainda aponta para a manipulação de contratos. Pela lei, uma eventual condenação máxima poderia resultar em uma prisão de oito anos pelos dois crimes, ou em uma multa milionária.
 
A queixa tinha como origem a divisão do pagamento que o Barcelona deveria realizar pela compra do jogador. Para a DIS, ela deveria receber 40% do dinheiro que o clube catalão ou qualquer outro gastaria pela aquisição de Neymar. Mas a empresa insiste que ficou com apenas 17,1 milhões de euros pagos pelo Barcelona.
 
As investigações na Espanha acabaram revelando que o valor real pago por Neymar chegou a 83 milhões de euros, o que acabou sendo confirmado pelo Barcelona, levando à queda da diretoria. Mas 40 milhões de euros teriam ido para Neymar por meio de "contratos simulados".
 
Para a DIS, uma negociação transparente com outros clubes teria gerado mais dinheiro para a empresa que, ao não saber de outros contratos de Neymar com o Barcelona, considera que foi lesada financeiramente.
 
Na Espanha, o tribunal já pediu os documentos sobre as negociações que ocorreram para a compra de Neymar pelo Real Madrid, Chelsea, Bayern de Munique e Manchester City. Todos esses clubes mandaram ofertas ao Santos, a Neymar ou a seu pai entre 2009 e 2013.
 
O caso ainda gera um processo separado contra os dirigentes do Barcelona, acusados de delito fiscal. Por tais crimes, a procuradoria pede até sete anos de prisão ao ex-presidente do clube, Sandro Rosell, além de multa de 25 milhões de euros.
Fonte/NovoJornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário