terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Pesquisa revela que só um em cada cinco torcedores ainda acredita na Fifa


Você confia na Fifa? A Transparência Internacional fez essa pergunta para 25 mil fãs de futebol espalhados por 28 países - Brasil incluído - a apenas 19% deles responderam "sim". A maioria, 69%, respondeu "não". Outros 12% não souberam responder.

Entre os países que menos acreditam na Fifa, destacam-se Chile (88% de "não") e Argentina (80%). Na outra ponta, só dois países registraram mais de 50% de "sim": Tailândia (55%) e Japão (53%). Embora tenham a Fifa em baixa conta, metade dos torcedores ainda acredita que a entidade pode recuperar sua imagem. 

Esses dados fazem parte de uma pesquisa feita pela ONG por meio de um aplicativo de resultados de futebol. Segundo explicou a Transparência Internacional ao GloboEsporte.com, no Brasil foram ouvidas 200 pessoas. A maior parte dos votos saiu de Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Portugal e Estados Unidos.

Além da pesquisa, a Transparência Internacional divulgou um relatório de 398 páginas sobre corrupção no esporte, que analisa de doping a manipulação de resultados, passando por Fifa, COI, patrocinadores etc. O prefácio do estudo foi escrito pelo ex-jogador Raí, campeão do mundo com o Brasil em 1994. 

- O esporte é uma grande fonte de inspiração, mas é organizado com uma autonomia absurda, sem controles eficazes. As organizações [que comandam o esporte] funcionam quase como Estados independentes, sem contrapesos eficazes e com grandes possibilidades de manobrar para permanecer no poder - escreve Raí.

De Nova York, Gareth Sweeney, editor do relatório, disse ao GloboEsporte.com que a maior preocupação da Transparência Internnacional é com as "estruturas de governança ultrapassadas" das entidades que mandam no esporte mundial.

- Isso fica claro a partir dos escândalos atuais que envolvem a Fifa e a Iaaf, para citar apenas dois exemplos importantes. O relatório define a forma como o esporte pode começar a corrigir essas deficiências e recuperar a confiança do público - declarou Sweeney. 
A PESQUISA
Você acredita na Fifa?
Sim: 19%
Não: 69%
Não sei: 12%

Você acha que a Fifa vai recuperar a credibilidade?
Sim: 50%
Não: 25%
Não sei: 25%

Os torcedores deveriam votar na eleição para presidente da Fifa?
Sim: 69%
Não: 24%
Não sei: 7%

Os escândalos da Fifa afetaram a forma como você curte futebol?
Sim: 43%
Não: 52%
Não sei: 5%

Em quem você votaria para presidente da Fifa?
Príncipe Ali Al Hussein: 9%
Sheikh Salman Bin Ebrahim Al Khalifa: 4%
Jérôme Champagne: 6%
Gianni Infantino: 19%
Tokyo Sexwale: 3%
Nenhum deles: 60%

Você acha que futebol é mais corrupto que outros esportes?
Sim: 57%
Não: 31%
Não sei: 11%

Mulheres representam apenas 1% dos votos na Eleição da Fifa. Você acha que o número de mulheres na Fifa deveria aumentar?
Sim: 64%
Não: 21%
Não sei: 15%
Fonte/Esporte10

Nenhum comentário:

Postar um comentário