terça-feira, 22 de março de 2016

CBF atende federações, confirma ampliação, e Série D terá 68 clubes


Entidade havia anunciado que torneio teria 48 equipes há uma semana, mas estados que não foram beneficiados pedem vagas. Torneio terá 17 grupos com quatro times

Tabela Série D (Foto: GloboEsporte.com)Obs: Não entram na contagem os quatro rebaixados da Série C
As federações reclamaram e foram atendidas. A CBF ampliará ainda mais a Série D. A Quarta Divisão do futebol brasileiro, que no ano passado contou com 40 clubes, em 2016 terá 68 equipes. Há uma semana, a entidade nacional havia anunciado que o torneio teria 48 times. A mudança beneficiou os estados de São Paulo, Rio, Minas Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pará, que ganharam vagas. No entanto, as federações dos demais estados pediram e também terão mais clubes.  

A nova distribuição será a seguinte: São Paulo terá quatro times; Rio, Minas, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás e Bahia contarão com três; os demais estados terão dois representantes cada. Os quatro times rebaixados da Série C, Águia de Marabá, Madureira, Caxias e Icasa, completam a relação dos 68 clubes.
Com a ampliação, o campeonato passará a ter 17 grupos com quatro representantes cada. A divisão das chaves será por equipes da mesma região. Os integrantes de cada grupo se enfrentam em jogos de ida e volta. Os 17 primeiros colocados e os 15 melhores segundos avançam para o mata-mata.   
A tendência é que na segunda fase e nas oitavas de final, o cruzamento também seja regionalizado. Nos últimos dois anos, a CBF adotou o mesmo critério da Conmebol na Libertadores, com a definição dos confrontos de acordo com as campanhas, no qual o clube de melhor campanha na primeira fase encara o de pior campanha, e assim por diante. Isso não irá se repetir. A CBF ainda divulgará o regulamento específico da competição, que tem início previsto para o dia 29 de maio.
Fonte/GloboEsporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário