terça-feira, 29 de março de 2016

Pesquisadores querem mudar cobrança de pênaltis

Para muitos torcedores, a disputa de pênaltis é uma loteria. Para outros, é competência de um time na hora da cobrança. Para dois pesquisadores das universidades de Nova York, nos Estados Unidos, e Maastricht, na Holanda, o dramático momento que já decidiu diversas classificações e até títulos de Copa do Mundo e da Liga dos Campeões da Europa (além de outros torneios importantes), é uma disputa para lá de injusta e cujo sistema devia ser alterado.

Segundo Steve Brams, de Nova York, e Mehmet Ismail, da instituição holandesa, o sistema de disputas deveria mudar, pois 60% dos times que iniciam as cobranças invariavelmente saem vencedores do confronto por obterem uma vantagem psicológica em relação ao rival.

Para tornarem a disputa um pouco mais justa, eles propuseram uma alteração nas disputas de pênaltis. Eles afirma que se os dois times acertarem ou perderem as suas primeiras cobranças, na hora do segundo batedor de cada um seria preciso mudar o time que começa uma nova sequência.

Por exemplo, digamos que esta regra tivesse sido adotada na decisão da Copa do Mundo de 2006, entre Itália e França, a última decidida numa disputa de pênaltis. Depois que Pirlo e Wiltord converteram seus pênaltis por italianos e franceses, o próximo a cobrar não seria Materazzi, o segundo cobrador da Itália, mas Trezeguet, o segundo da França.

Para os dois pesquisadores, a alternância de quem bate primeiro dentro de cada série numa disputa de pênaltis tornaria o confronto mais equilibrado e diminuiria a chamada vantagem psicológica.

Mas e se na sequência um time acertar a cobrança e outro perder? Ai, neste caso, dizem os pesquisadores, o time que acertou tem o direito de começar primeiro a sequência seguinte.

Parece interessante, embora um tanto quanto complicada para o torcedor entender. Mas eles dizem que as regras na disputa de pênaltis atualmente não são muito justas.

– As regras de muitos esportes não são justas. Elas não garantem que os concorrentes tenham a mesma probabilidade de vencer – disses o professor Brams, em entrevista ao jornal inglês “The Telegraph”.

Atualmente, em uma disputa de pênaltis é sorteado que time começa a cobrar. E essa ordem é respeitada até o fim, não importa quantas cobranças são necessárias para definir o vencedor.

Se as regras propostas fossem adotadas, talvez a Inglaterra tivesse mais sorte em Copas do Mundo. A seleção foi eliminada nos pênaltis nas Copas de 1990, 1998 e 2006 e sempre foi a segunda a cobrar nos jogos contra Alemanha Ocidental, Argentina e Portugal.

– Uma disputa na moedinha onde se determina que time cobrará primeiro todos os cinco pênaltis dá uma vantagem substancial ao primeiro cobrador, tanto na teoria quanto na prática. Essa nova regra não apenas torna a disputa de pênaltis mais justa, mas também é uma prova de estratégia essencial – garantiu.

Será que vale testar a ideia?

Fonte/
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário